terça-feira, 13 de abril de 2010

Inovação nos transplantes chega ao CE


O novo tipo de transplante permite que o órgão de um adulto falecido seja dividido em dois, com 70% sendo transplantado para um paciente adulto e 30% para uma criança
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) começará a realizar, dentro de três meses, transplantes de fígado, em que o órgão de um adulto falecido seja dividido em dois, com 70% sendo transplantado para um paciente adulto e 30% para uma criança.

Esse tipo de transplante, conhecidao por "split", é possível em até 15% dos casos de transplantes de doadores falecidos, segundo explica o chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC, Dr. Huygens Parente Garcia.

Ainda de acordo com o médico, o HUWC iniciará, também no segundo semestre deste ano, transplantes de fígado com doadores vivos. Nesse caso, a doação de um órgão pelo paciente vivo só pode acontecer se for um adulto saudável. Conforme informou Huygens, normalmente os doadores são o pai, a mãe ou os irmãos da criança.

Em 2009, o HUWC realizou 82 transplantes de fígado. Este ano, já foram feitos 33.


O POVO online

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    Para ser um doador de órgãos avise a família. Esse é o primeiro passo para garantir que o seu desejo após a morte seja respeitado. Divulgue a ideia. Para saber mais sobre o tema clique aqui: http://bit.ly/cHLx34
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir