quinta-feira, 15 de abril de 2010

Senado acaba com INSS de aposentado que trabalha


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou projeto que interessa aos aposentados, sobretudo àqueles que voltam a trabalhar.
De autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), a proposta isenta o aposentado que continua na labuta do pagamento da contribuição ao INSS
A aprovação se deu em caráter "terminativo". Significa dizer que vai direto para a Câmara, sem a necessidade de passar pelo plenário do Senado. Cálculos preliminares indicam que, sem a contribuição dos aposentados que trabalham, a Previdência será privada de uma coleta anual de algo entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. A novidade chega num instante em que o Congresso discute o reajuste dos aposentados que recebem valores acima do salário mínimo. Lula propusera, em medida provisória, um aumento de 6,14%. Em meio à atmosfera eleitoral, deputados e senadores tentam elevar o índice.
Mexe daqui, negocia dali, as legendas de oposição e um expressivo pedaço da bancada governista se encaminham para um acordo: 7,71%.
Líder de Lula na Câmara, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) diz que o percentual é "irreal".
Briga pela preservação dos 6,14%. Mas fala sozinho. Sentindo o cheiro de queimado, chegou a admitir nesta quarta (14) algo próximo dos 7%. Nada alem disso.
São grandes as chances de aprovação do percentual mais graúdo. Nessa hipótese restará a Lula exercer o seu direito constitucional de veto.
Algo que o presidente já avisou, nos subterrâneos, que não hesitará em fazer. A despeito da vizinhança do calendário com as urnas.
Blog do Lindomar Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário