segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Oroense Evaldo Gouveia - Homenageado pelo Carnaval de Fortaleza


Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br

Matéria:
“Lá vai o bloco, vai!” - Uma homenagem a Evaldo Gouveia

O grande homenageado do Carnaval 2011!

Um dos maiores compositores populares brasileiros de todos os tempos, Evaldo Gouveia é homenageado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza no Carnaval 2011. Com direito a disco-tributo e show especial com vários intérpretes no dia 26 de fevereiro, no Aterrinho da Praia de Iracema.

Sentimental demais, Evaldo Gouveia construiu uma obra das mais vastas e diversificadas da música brasileira. Cearense de Orós e criado em Iguatu desde os oito meses, o neto do sargento Gouveia cedo fez de Fortaleza a sua morada, vivenciando na capital, desde os oito anos, a descoberta do mundo e da música. Aquela que seria sua companheira para toda a vida.

“Alguém me disse”, “Bloco da solidão”, “Brigas”, “Que queres tu de mim”, “O trovador”, “Sentimental demais”, “Somos iguais”, “Tango para Teresa”… São inúmeros os clássicos de Evaldo que, com mais de 80 anos, segue ampliando sua obra, que já conta com mais de mil canções.

Evaldo Gouveia também guarda uma intensa ligação com o carnaval, exemplificada em “Bloco da solidão”, marcha-racho cujo sucesso atravessa várias gerações. Mas o compositor também fez história ao vencer concursos de samba-enredo no Rio de Janeiro, enfrentando dificuldades dentro e fora dos barracões das escolas, para mostrar que, sim, cearense também é de samba. Assim, a Portela cantou em 1974 “O Mundo Melhor de Pixinguinha” e, em 1978, “Mulher à brasileira”, abraçando a contribuição de um dos mais prolíficos compositores, cujo talento transpõe fronteiras geográficas e desconhece limitações quanto aos mais diversos ritmos e gêneros musicais. Evaldo Gouveia, para alegria do Ceará e do Brasil, um eterno trovador.

Fonte: musicadoceara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário