sábado, 19 de março de 2011

Orós participa do encontro do Desenvolvimento Territorial no Ceará.


Aconteceu nos dias 17 e 18 de Março (Última quinta e sexta-feira) no teatro Pedro Lima Verde na vizinha cidade de Iguatú. O encontro do Desenvolvimento Territorial no Ceará onde Organizações do governo e da Sociedade Civil dos municípios que compõem o Território da região Centro Sul e Vale do Salgado compostas por 14 municípios, de mais um encontro do chamado Diálogo Territorial – Um espaço de discussão e avaliação das propostas e demandas para o Território.
O Município de Orós participou de todas as reuniões já realizadas com representantes do Poder Público e Sociedade Civil. Em Iguatú os Secretários de Saúde Dr. Ênio, Juventude Esporte e Cultura Socorro Nunes, Educação José Lopes, Turismo Arileudo e Agricultura e Abastecimento Aurelino Barbosa (Telé) marcaram presença.

E o secretário Aurelino Barbosa conversou com o Portal Orós.

No encontro foram discutidas prioritariamente, as proposições de políticas públicas para os municípios do território, e contou as presenças de várias autoridades como secretários municipais de toda a região e gestores de órgão públicos, além de agricultores e lideranças comunitárias.

Antônio Lacerda, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário fez as primeiras análises sobre as políticas de desenvolvimento territorial em andamento nos municípios a partir de projetos pontuais e estruturantes concebidos pelas diversas representações que compõem o território.

Projetos de alto custo e que deveriam sem melhor debatidos no território porque ameaçam e até expulsam as famílias do campo.

No dia 18/03/2011, os participantes analisaram e fizeram trabalho de grupo para priorização dos projetos e plenária dos comitês para definir os projetos que estão em andamento e que visam fortalecer as políticas de desenvolvimento sustentáveis através das seguintes atividades: agricultura pesca educação, apicultura, saúde, dentre outras presentes no instrumento que norteiam as demandas de ações e projetos para a região, o Plano de Desenvolvimento Territorial no Ceará.

Portal Orós - Josemberg Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário