terça-feira, 7 de junho de 2011

Orós - 2ª Mostra de Arte e Cultura do Sertão em Santarém

Acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Julho no distrito de Santarém em Orós a II Mostra de arte e cultura do sertão é um evento de renovação contínua de expressões culturais, marcada por uma grande mobilização de toda a comunidade de Santarém, distrito da cidade de Orós- Ceará. Trata-se de um fenômeno multidimensional (Social, Cultural e econômico) que envolve a participação da sociedade civil, de organizações não governamentais e dos setores públicos e privados.

O evento abrangerá toda a região centro-sul do estado do Ceará, inclusive Iguatu, Juazeiro do Norte, entre outras cidades polos. Acreditamos que um dos grandes desafios do século XXI é colocar em pratica novas maneiras de fazer negócios, que possibilitem aliar crescimento econômico a responsabilidade Social. Para avançarmos positivamente, entendemos que não podemos deixar a nossa cultura morrer e para isso é necessário faze-la presente nas ruas, casas, empresas, escolas e nas festas principalmente. Essa é uma grande oportunidade de aplicar e disseminar conceitos que possam convergir para uma sociedade mais rica.

O ápice da mostra será o Espetáculo: Asa branca vem canta e Encanta- O Nordeste Brasileiro, que mostrará através de dança, teatro e musical a história e a cultura do Nordeste, mostrando um pouco dos 09 estados. Todo o espetáculo é feito e apresentado por moradores da comunidade de Santarém com um total de 80 componentes entre atores, músicos, bailarinos e produção, que vai de crianças de 05 anos de idade até adultos de 41.
O Evento acontecerá a partir do dia 18 de julho com competições esportivas e desfile da trupe “Nordeste brasileiro” pelos cantos e recantos da cidade. E do dia 22 á 24 de julho grandes eventos culturais e muito forró no palco central.

Quem é Realeza Nordestina?

A ONG realeza nordestina, nasce com a missão de conservar o patrimônio histórico-cultural e preservar o meio ambiente local, tendo como objetivo: contribuir na formação artística e profissional de crianças e jovens da região por meio da arte em suas múltiplas formas de manifestações: danças, teatro, música, poesia, pintura, artesanato, entre outros. Pretendemos desenvolver um trabalho que atenda um público de aproximadamente (250) duzentos e cinquenta crianças, adolescentes e jovens, possibilitando formar artistas e profissionais capazes de fazer de suas habilidades ferramentas de trabalho e de encantamento, trazendo beleza e magia aos olhos de quem os prestigiam.

Usar a arte como instrumento de inclusão social não é apenas uma estratégia de trabalho da entidade, mais sim uma forma de canalizar todo potencial artístico e cultural existente nesse espaço, onde se encontra uma grande quantidade de talentos na espera de sua lapidação.

Mais acima de tudo queremos cooperar para a formação de bons cidadãos com senso crítico, conscientes de seus direitos e cumpridores de seus deveres. A comunidade de Santarém está localizada ao norte do município de Orós- CE; é uma comunidade pequena e com atividade econômica predominantemente rural, tem alguns funcionários públicos, aposentados e artesãos.

Assim como a maioria das pequenas comunidades do sertão nordestino, Santarém enfrenta algumas dificuldades, a mais notável é a falta de perspectivas de dias melhores por parte da população mais jovem, em virtude da escassez de emprego que acaba obrigando-os a migrar para os grandes centros. Em razão dos fatores enumerados unimos forças, demo-nos as mãos e passamos a sonhar coletivamente.

Eis que nasce a realeza nordestina, trazendo consigo fermento para nutrir nossos sonhos e cheia de esperança de dias melhores para superarmos com criatividade e companheirismo as adversidades encontradas neste chão. Nós podemos realizar esse sonho, porque também temos esperança de que você pode ser mais um fermento, pode ser mais um sonhador em mutirão. Seja um sócio contribuinte da realeza nordestina, ajude a irradiar o fascínio da arte e a esperança nesse pedacinho de sertão. Santarém- Orós- CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário