quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ORÓS 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA




Queridos amigos e amigas,

Neste dia 1º de setembro, Orós está completando 54 anos de emancipação política. Ao longo destes anos, foram muitas as conquistas alcançadas pelo município, que tem amadurecido e se tornado cada vez mais desenvolvido. Tenho orgulho de dizer que faço parte desta história, pois, junto com toda a equipe da Administração Orós Que o Povo Quer, e com o apoio de cada oroense, estamos transformando Orós por meio de obras realizadas e de programas implantados.

EDUCAÇÃO

Em sete anos de administração, tivemos importantes avanços em todos os setores. Na educação, construímos, reformamos e ampliamos escolas; entregamos novo mobiliário para as instituições de ensino; entregamos brinquedoteca para as escolas de educação infantil; adquirimos ônibus e lanchas escolares, que tornam possível o acesso seguro de todos à escola; melhoramos a merenda escolar; e investimos na capacitação dos professores.

Os resultados desses esforços vieram na melhoria dos índices educacionais de Orós e na conquista de prêmios estaduais e nacionais. Por dois anos consecutivos, em 2009 e 2010, Orós foi contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Já em maio deste ano, duas escolas do município receberam o Prêmio Escola Nota Dez, pelo bom desempenho no Programa de Alfabetização na Idade certa.

SAÚDE

Na saúde, quase triplicamos o número de equipes do Programa Saúde na Família (PSF), que passou de três para oito. Implantamos o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ampliamos o número de exames realizados, contratamos mais profissionais da área, construímos Unidades de Saúde de Apoio nos sítios, adquirimos equipamentos para o PSF, para o Programa Saúde na Escola e para o hospital municipal, que foi reformado neste ano. Também implantamos o Centro de Apoio Psicosocial (Caps) que acaba de ser reformado.

Em breve, iremos inaugurar mais duas importantes obras da saúde em Orós: os novos prédios do PSF Centro e do PSF São Geraldo, que foram construídos de acordo com os padrões de exigência do Ministério da Saúde.

AÇÃO SOCIAL

Na área de ação social, Orós também registrou grandes avanços, com a implantação da padaria e do restaurante comunitário, que rendeu ao município o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2010; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Também criamos o centro de inclusão produtiva Maria Zilá e implantamos iniciativas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o ProJovem, dentre outros.

AGRICULTURA E PESCA

Nas áreas de agricultura e pesca, temos trabalhado para melhorar a infraestrutura local e as condições de trabalho dos produtores. Entre as conquistas alcançadas, está um tanque de resfriamento para leite bovino, entregue ao distrito de Santarém neste ano, e uma fábrica de gelo, instalada no sítio Jurema, que contribui para escoamento da produção de peixes. Também entregamos equipamentos para a venda de pescado.

OBRAS

Ao longo da Administração Orós que o Povo Quer, muitas foram as obras realizadas no município, incluindo: pavimentação de ruas; saneamento básico; construção e praças, escolas e casas; substituição de casas de taipa por construções de alvenaria; construção do novo centro administrativo e dos novos PSFs, dentre muitas outras. Todas estas obras trouxeram melhoria à qualidade de vida da população e aos trabalhos realizados pela Prefeitura.

TURISMO, CULTURA E ESPORTE

As áreas de turismo, esporte e cultura também têm sido estimuladas. Para receber melhor os visitantes, implantamos no município os guarda-vidas, que reduziram de forma significativa os acidentes no açude Orós.
Afim de estimular os jovens oroenses a praticarem esportes e a mostrarem seus talentos, a Prefeitura de Orós também tem realizado com frequência eventos esportivos e culturais.

ANIVERSÁRIO

Por todas estas conquistas, Orós tem muito a comemorar e, no seu aniversário, preparamos uma programação bastante diversificada, com eventos para toda a família. Nesta ocasião, quero agradecer o apoio de todos vocês, sem o qual não teria sido possível conquistar tantas coisas para o nosso município. A todos os oroenses, o meu muito obrigada!
Um grande abraço,

Fátima Maciel
Prefeita de Orós

2 comentários:

  1. GRAÇAS AOS ESFORÇOS CONSTANTE DE MARIA DE FATIMA E Dr. LEIMAR MUITA COISA TEM SIDO FEITA NO DECORRER DESTES 8 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. Pois é né, muita coisa foi feita, mais faltou muito mais, por exemplo o asfalto placa/malhada vermelha, ouvie falar q ía ser feito no 1º mandato, depois no 2º. E nada, é melhor num prometer oq num cumpri né. Fica mais bonito assim...

    ResponderExcluir