terça-feira, 13 de setembro de 2011

Comitiva do Timor Leste visita Orós


O Governo Federal por meio do Ministério da Educação trará uma comitiva do Timor Leste para visitar a nossa cidade e conhecer os programas de segurança alimentar desenvolvidos em Orós, a comitiva chegará nesta sexta-feira dia 16 e ficaram até segunda-feira dia 19 de Setembro.

A Prefeita de Orós Fátima Maciel, Secretários e demais autoridades receberam a comitiva do Timor Leste e os acompanharam as visitas que serão realizadas.
“Essa visita é a prova de que estamos no caminho certo e continuaremos sempre fazendo o melhor para a população mais carente de nossa querida Orós”, ressaltou a Prefeita de Orós Fátima Maciel.

A programação de visitas:

Sexta-feira 16/09:

Manhã – Recepção no gabinete e visita a cozinha e padaria comunitária.
Tarde – Apresentação dos programas e projetos de segurança alimentar do município.

Sábado 17/09:

Visita ao projeto de beneficiamento de peixe na associação comunitária do sítio Jurema.

Domingo 18/09:

Manhã – Visita aos grupos de peixes das associações dos sítios Cedro, Jardim e distrito de Guassussê.
Tarde – Cisternas de placa.

Segunda 19/09:

Manhã – Visita as escolas da rede municipal.

Tarde – Reunião com os conselhos de alimentação escolar e segurança alimentar.

Conheça o Timor-Leste:

Oficialmente República Democrática de Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do exclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de "Timor Timur". Em 30 de Agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas.

A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende a língua indonésia, mas só uma minoria o português.

Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto do ponto de vista biológico aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceania e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário