quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Três açudes superam cota máxima no Ceará

A Funceme prevê mais chuvas hoje e na madrugada de amanhã em toda a faixa de região litorânea do CE

Iguatu. Três açudes já transbordam no Ceará. Os reservatórios Junco, em Granjeiro, pertencente à Bacia do Rio Salgado, e Valério, no Município de Altaneira, da Bacia do Alto Jaguaribe, transbordaram. O primeiro foi Tijuquinha, em Baturité, que atingiu a cota máxima de sangria anteontem. De acordo com Funceme, choveu, ontem, em 128 Municípios (até o fechamento deste edição) e as maiores precipitações foram registradas na região da Ibiapaba, Litoral Norte e Sertão de Crateús.

A maior precipitação ocorreu em Ipueiras, na macrorregião da Ibiapaba, onde foram registrados 77 milímetros, seguido de Ibiapina com 75mm e Nova Russas com 65mm. Na região do Cariri cearense, choveu em vários Municípios, mas a maior foi em Santana do Cariri, com 47milímetros.

De acordo com a Funceme, a tendência é de oscilação do quadro chuvoso no Estado. Neste fim de semana, o centro de alta pressão (Vórtice) dissipou e favoreceu a ocorrência de precipitação em várias regiões. Para as próximas 72 horas há a possibilidade de chuva em todo o Estado. "Se o Atlântico Norte esfriar, que está com temperatura ´neutra´, as chuvas serão mais intensas", explicou a meteorologista da Funceme Gabriela Lameu.

Para hoje e a madrugada de amanhã, a Funceme prevê chuva em toda a extensão litorânea. O quadro geral é de prevalência do sistema La Niña, em que o Oceano Pacífico apresenta temperatura mais baixa e o Atlântico Norte mais frio em relação ao Atlântico Sul.

No fim de semana passado, houve registro da maior precipitação do ano, em Beberibe, com 180mm, mas a Funceme, mesmo com o monitoramento de radar meteorológico só consegue prever precipitações intensas a curto prazo, horas antes, quando ocorre a formação do sistema e seu deslocamento. Entretanto, a chuva em Beberibe verificou-se do sábado para o domingo e o plantão da Funceme somente funciona até as 12 horas no fim de semana.

Os moradores das cidades de Granjeiro e de Altaneira comemoram ontem a sangria dos açudes Junco e Valério. Nos últimos dias, esses reservatórios já apresentavam mais de 90% da capacidade de armazenamento de água. Na Bacia do Alto Jaguaribe, outros dois açudes estão com capacidade elevada, Trussu em Iguatu, e Muquém, em Cariús, que acumulam respectivamente, 93% e 94%. A expectativa é de sangria no próximo mês, caso as chuvas continuem regulares e intensas, na região.

De acordo com levantamento diário realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o percentual de acúmulo de água nos 136 reservatórios monitorados pelo órgão de ontem para hoje, aumentou em 0,28%, perfazendo um total de 70,28%. A verificação dos níveis dos reservatórios é feita em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

No momento, 14 açudes estão com volume acima de 80% e três acima de 90%. O mais próximo de sangrar é o Açude Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana, com 94,8%. Os outros dois são Trussu, em Iguatu, e Muquém em Cariús. O Açude Orós, o segundo maior do Ceará, está com 89%, e o Castanhão, o maior do Estado, com 72%.

O tenente coronel Marcos Viana, da Defesa Civil do Estado, informou que, até o momento, houve duas solicitações de deslocamento de equipes do órgão para acompanhamento e verificação de ocorrências em Beberibe e Quixelô, que registrou o arrombamento do muro de contenção de uma barragem próxima à cidade. "Por enquanto o quadro é de normalidade", salientou o tenente coronel. "Estamos acompanhando e monitorando a situação no Estado".

DIÁRIO DO NORDESTE (REGIONAL)

Mais informações

Funceme - (85) 3101.1117

http://www.funceme.gov.br

Defesa Civil do Estado - 199

Cogerh - (85) 3218.7020

http://www.portal.cogerh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário