terça-feira, 16 de outubro de 2012

Operação Carro-pipa' chegará a 171 municípios do CE até o final de 2012


A "Operação Carro Pipa" vai beneficiar até o final do mês de novembro 171 municípios. Atualmente, a Operação Carro Pipa do Ministério da Defesa, em parceria com o Exército Brasileiro e governo do estado do Ceará, atende 93 municípios. Neste mês, 18 cidades passaram a receber o benefício.

Os municípios atendidos neste mês são Acaraú, Amontada, Apuiarés, Ararendá, Fortim, General Sampaio, Ipaporanga, Iracema, Nova Russas, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Trairi, Santana do Acaraú, Marco, Morrinhos, Massapê e Nova Russas.

Situação e emergência

Segundo a Defesa Civil, os municípios atendidos estão nas regiões com menores índices de chuva em 2012, tendo todos decretado situação de emergência. “A Defesa Civil priorizou os municípios que apresentaram demandas ao Comitê Estadual de Combate à Seca, e seguimos análise do Índice Municipal de Alerta, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas do Ceará (Ipece)”, informou o coordenador estadual do órgão, coronel Sílvio Tavares.

São 43 carros-pipa atendendo estes municípios, beneficiando 61.319 pessoas, de acordo com o governo do estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, até o final de novembro deste ano, mais 60 municípios deverão ser atendidos.
Os municípios devem apresentar à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC), a relação das comunidades mais necessitadas de abastecimento, elaborar as possíveis rotas e apontar os pontos de captação e abastecimento d'água.

O titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, anunciou também recursos de R$ 13 milhões de reais para recuperação e instalação de equipamentos em poços profundos já perfurados.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário