quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Proibido para Menores de 18 Anos : Peça de Teatro é Ambientada num Cinema Pornô

Grupo Imagens da cidade de Fortaleza CE , apresentará  o espetáculo Navalha na Carne de Plínio Marcos na Sede da CIA ORTAET na cidade do Iguatu CE , nos dias 09 e 10 de março sempre às 20h.

A encenação é ambientada no “Cine Pornô” uma prostituta do cinema se debruça ao desejo escabroso de homens dilacerados pelo pecado.

Bebida, cigarro, cheiro de sexo são elementos que compõe sórdido cinema. No decorrer do Strip-tease a “garota” Neusa Suely conduz o público até o quarto dela pra relatar um pouco da sua vida. Lá, será revelado como vivem as “meninas da noite”.

O texto se desenvolve quando Vado percebe que Neusa Sueli não deixou dinheiro como de costume. Confirmado que o dinheiro foi deixado em cima do criado mudo, a suspeita de que alguém pegou o dinheiro cai sobre o homossexual Veludo que é chamado ao quarto, onde Vado o interroga de maneira sórdida.

Nesse ambiente são expostas as pobrezas humanas de três personagens reais que sobrevivem à margem da sociedade. Arte e consciência social. Segundo o crítico e historiador de teatro, Décio de Almeida Prado, "Plínio tinha uma experiência humana ligada às classes pobres e levou esse mundo para o teatro, até então em grande medida desconhecido. O teatro dele não era exatamente político, de pobres contra ricos, mas trazia uma experiência amarga dos pobres, e isso representou uma grande novidade. "Navalha na Carne" é uma peça com muita força, com três excluídos que sofrem e nos fazem sofrer".

 Currículo do espetáculo:

* Edital Premio myriam Muniz 2009
* Espetáculo Selecionado pra Mostra de Teatro de São Luis
* Espetáculo Selecionado pro Festival Nacional de Limeira (Indicação melhor Atriz)
* Espetáculo Selecionado Mostra Despudorada BNB 2011
* Espetáculo Selecionado Ocupação do BNB 2012

Grupo Imagens – Projeto Plínio Trilogia

Antes de tudo, fundamentamos a importância deste projeto pela grandeza e atualidade da obra de Plínio Marcos. O autor, que se celebrizou com a máxima “eu vim para incomodar”, ou ainda com uma outra “não são minhas peças que são atuais, os problemas do país é que não mudaram”, dá ao Grupo Imagens a necessária provocação em direção a um teatro ao mesmo tempo polêmico, “desagradável”, e que toca em questões essenciais da problemática social brasileira que, infelizmente, parecem incorporarem-se com o tempo, progressivamente.

É por esse motivo que o grupo vem construindo, em suas pesquisas sobre o universo pliniano, uma forma teatral própria, mas que, a exemplo das instigações do dramaturgo paulista, é viva, ardente, confundindo-se com a realidade, não se bastando nos limites emparedados da caixa cênica. O grupo Imagens procura, nas suas encenações, propiciar verdadeiras imersões vivenciais dessa realidade problemática por parte de público e artista – o que entendemos ser de grande contribuição para a cena cearense, na medida em que se produz um teatro atrelado às pulsações urbanas, menos “cerimoniosas”, reverente, e mais vivencial, ativo, vivo.

Esse tipo de proposta decerto explica o êxito de público obtido pelo grupo ao longo das várias temporadas empreendidas pelo primeiro espetáculo de sua “trilogia maldita”, “O Abajur Lilás”, que, ao confundir palco e plateia num clima agitado e realista de cabaré, tem apresentando novas possibilidades teatrais de grande empatia popular. O referido espetáculo acumula em seu currículo dezenas de apresentações por Fortaleza, em espaços tão diversos quanto o Teatro José de Alencar, o SESC Iracema e o Chopp do Bixiga, marcadas pelo grande afluxo de audiência, o que atesta o seu reconhecimento pela cidade, assim como contribui para o incremento do interesse pela arte teatral.. A prestigiosa escritora Tercia Montenegro, em sua coluna no jornal O Povo, definiu a peça como de uma “ousada maturidade”.

 SERVIÇO:

 DIAS: 09 e 10 de março sempre às 20h.
LOCAL:Sede da CIA ORTAET ( AV.PERIMETRAL)
INGRESSOS: R$ 5  - Preço único
CONTATOS : 88 99833687
CENSURA:18 anos

Por: Edson Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário