terça-feira, 7 de maio de 2013

Policlínicas concluídas estão fechadas no Interior do CE


Infiltração no telhado, parte do forro de gesso quebrado em várias salas, reboco deteriorado, rachaduras e móveis de madeira estragados por ação de cupins. Esses são os principais problemas que afetam a Policlínica de Iguatu, na região Centro-Sul. A unidade foi concluída há um ano e seis meses, mas permanece fechada.

No Ceará, além de Iguatu, outras quatro unidades estão concluídas, mas também permanecem fechadas.

São elas: Acaraú, Campos Sales, Icó e Tianguá. Neste mês, segundo previsão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), devem ser inauguradas as policlínicas de Acaraú e de Icó.

O projeto do governo do Estado prevê a construção de 22 Policlínicas. Desse total, oito já funcionam desde o ano passado em Baturité, Tauá, Camocim, Itapipoca, Sobral, Brejo Santo, Pacajus e Aracati. Outras nove unidades estão em construção.

O Ministério Público do Estado (MPE) apontou falhas na obra da Policlínica de Iguatu. Os promotores de Justiça, Francisco das Chagas e Aureliano Rebouças visitaram recentemente a unidade e constataram os principais problemas: infiltração, desabamento de parte do gesso no teto, rachaduras e cupins.

Reparos

O promotor de Justiça, Francisco das Chagas, disse que enviou à secretaria de Saúde do Estado uma solicitação para que cobrem da empresa responsável pela obra os devidos reparos. "Vamos enviar à Secretaria da Saúde um pedido para que eles cobrem da empresa responsável um reparo, para que a Policlínica não seja inaugurada como está", diz Francisco das Chagas.

"Os problemas ocorrem, aparentemente, em decorrência de um serviço, que não foi bem executado", observou. "Cobramos também a data de inauguração da unidade". Essa será a segunda vez que o MPE solicitada da Sesa informações sobre a previsão de data de funcionamento da unidade. A primeira solicitação foi enviada em novembro de 2012. "Eles informaram que estariam providenciando a seleção dos profissionais de nível médio e superior", contou. "Se percebemos que o Estado não tem a pretensão de inaugurar a obra, podemos ajuizar uma ação civil pública cobrando o funcionamento", salientou.

O promotor Francisco das Chagas disse que a unidade fechada há mais de um ano traz sérios prejuízos para a população da região Centro-Sul. "Aqui deveriam ser atendidas centenas de pessoas por mês com exames de imagens e diagnóstico clínico, mas permanece fechada", disse. "Sabemos que há uma demanda reprimida e longo tempo de espera por exames especializados e a população pobre é a que mais sofre".

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, foi eleito o presidente do consórcio que vai ser criado para gerir, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado e os dez municípios que integram a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (Ceres), o funcionamento da unidade.

"Já cobramos do secretário de Saúde do Estado o funcionamento da policlínica", disse Alcântara. "Aguardamos também a formação do consórcio entre os municípios".

O gestor de Iguatu observou que além da Policlínica é necessário definir ações ampliar no âmbito regional o funcionamento do Centro Especializado do Odontologia (CEO).

Aderilo Alcântara, observa que o atraso no funcionamento da Policlínica prejudica milhares de moradores que já poderiam ter assistência médica especializada com exames e tratamentos diversos.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que a empresa Granito, responsável pela construção da Policlínica de Iguatu, já está concluindo os reparos necessários. Disse também que a seleção dos profissionais de saúde de nível médio e superior foi concluída, os equipamentos já foram adquiridos e que a unidade deve ser inaugurada até o fim de junho. A Policlínica de Iguatu, tipo II, vai oferecer consulta ambulatorial especializada em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia.

Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social.

Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

Atendimento
"A Policlínica poderia atender centenas de pessoas por mês e, fechada, prejudica a população mais pobre".
Francisco das Chagas
Promotor de Justiça

Mais informações:
Secretaria de Saúde do Estado
Sesa - Fortaleza
Telefone: (85) 3101. 5196
Promotoria de Justiça em Iguatu
Telefone: (88) 3581. 0763

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário