sexta-feira, 7 de junho de 2013

4ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO SERTÃO “Asa Branca Vem Canta e Encanta os vaqueiros do Sertão”

Festa Cultural no Sertão do Ceara: Santarém é um distrito da cidade oroense e a terra onde a família do ilustre cantor Raimundo Fagner nasceu. Sua sede, Orós, é berço histórico de artistas e riqueza naturais como o banho no Açude Orós onde versa com uma das paisagem mais bela do  Sertão Central.

A festa movimenta dezenas de turistas de todo o Brasil, pessoas que foram embora para São Paulo e outros lugares do País e retornam para rever seus familiares. É o momento em onde há o reencontro de centenas de gerações. A festa são gerados mais de 3 mil empregos diretos e indiretos  e  mais contam com a participação de 180 artistas entre técnicos e músicos.

No mês de julho já é uma data certa para milhares de pessoas reunirem-se na comunidade do Santarém para apreciar a 4ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO SERTÃO. Há 4 ( quatro ) anos  a ONG  trabalha com criança, adolescentes e adultos .Sempre com o pano de fundo um personagem histórico e relevância para cultura tradicional.  No ano de 2012, a ONG  REALEZA prestou uma justa homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião ( anexo fotos) .Este ano, a ONG REALEZA NORDESTINA resgata  a história do Vaqueiro do Sertão, com o tema “Asa Branca Vem Canta e Encanta os vaqueiros do Sertão”


Vaqueiro, é o personagem central da festa desse ano com destaque maior para a valorização da sua musicalidade, canções de vaquejada, repentes feito pelos próprios vaqueiros e acima de tudo abordaremos o retrato fiel daquele que leva o sertão no seu dia-a-dia nas pegas de boi, seus amores, sua fé e sua vida.

O espetáculo acontece a céu aberto nas ruas da comunidade e findando com diversas atrações culturais de artistas locais e regionais. É importante ressaltar que além dos 3 dias festivos, o roteiro é elaborado a partir dos relatos dos vaqueiros  tradicionais como o Sr. Zé Roque (64 ). Sobretudo, é importante ressaltar que há dança, coral, dramatização e uma feira livre de artesanato envolvidos no espetáculo. Há um espaço de Exposição mostrando todo caminho histórico  A ONG conta com mais de 180“crianças” que vai de 5 anos a 80 anos como é o exemplo de Dona Francisca Andradeno auge dos seus 85 anos.

A energia da arte emana para cada um que povoa o distrito de Santarém e todos imbuídos sente  o desejo devastador em  ajudar na produção e na execução do espetáculo,  veste a causa para receber não só o evento da ONG bem como os turistas que vem em massa da cidade de Orós, Icó , Iguatu , Fortaleza.

O Foco da ONG Realeja nordestina é trabalhar com a cultura local representadas nas festas, crenças, Hábitos e tradições, no conhecimento do Patrimônio Público Cultural personificados na gastronomia ,danças folclóricas, nos ritos , celebrações de um povo bravo e guerreiro , o Nordestino.



Além dessa festa cultural e histórica, a ONG Realeza Nordestina destaca as várias ações que realizarão  na comunidade com intuito de capacitar os artistas locais, estudantes, produtores culturais, Professores das escolas municipais e estaduais e interessados na cultura popular e nas artes integradas . 

Aproximando o ato de criar nas suas diversas linguagens, numa região de grande  estiagem que assola  mais de 178 municípios do estado entre eles a cidade de Orós e seus respectivos Distritos conforme o IMA ( Índice de Município  em Alerta ) .Através da arte os moradores sobressai da mazelas criadas pelo Planeta Seca,  uma das  maiores  estiagens  no estado .Um retrato fiel do Romance de Raquel de Queiroz “ O Quinze “  de 1915.

“Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra das  mesma cruz.” Diz o Vaqueiro Chico Bento .

Serviço:
Festa Cultural  4ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO SERTÃOAsa Branca Vem Canta e Encanta os vaqueiros do Sertão”
Data: Dias 04.05 e 06  de julho
Local: Distrito Santarém  – Orós CE
Contatos e Assessoria Imprensa:  Edson Cândido (85) 97185506- 88341071 – gimagens@gmail.com
Contatos locais :  Antônio Jorge (88) 97387997 – Presidente da ONG
Blog da ONG REALEZA NORDESTINA: realezanordestina.blogspot.com

E- mail: realezanordestina@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário