terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ministério da Saúde confirma apenas Orós, na região, beneficiado pelo Programa Mais Médicos

Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta terça-feira [6], a lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. 

Da região, apenas o município de Orós será beneficiado na região e contará com um médico. Iguatú e Pereiro, que poderiam contar com dois e um médico, respectivamente, não tiveram a confirmação e ficaram de fora desta etapa. 

Icó, Baixio, Ipaumirim, Jaguaribe e Lavras da Mangabeira, que faziam parte do grupo prioritário para participar do programa do Governo Federal já haviam ficado de fora da primeira lista de municípios selecionados para receberem profissionais da Medicina. Da lista ainda integravam, na região, Iguatú e Pereiro.

POUCOS Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam apenas 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.

Este grupo terá até quinta-feira [8] para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado [10]. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

A maioria dos médicos [51,8%] atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde [SUS].


Icó é notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário