sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Conquistas e desafios dos transplantes no Estado são discutidos na Assembleia

Médicos lotados em hospitais especializados em transplantes no Ceará participaram, na tarde desta quinta-feira (26/09), de audiência pública para discutir a situação da doação de órgãos no Estado. Requerida pela deputada Mirian Sobreira (PSB), a discussão aconteceu no Complexo de Comissão Técnicas da Assembléia Legislativa do Ceará.



De acordo com a deputada, o encontro teve o objetivo de debater os maiores desafios que envolvem os transplantes de órgão no Estado e esclarecer mitos que envolvem o processo e influenciam na decisão dos familiares. “Queremos conscientizar os familiares que doação é uma coisa boa, salva vidas. Também queremos saber como a Assembleia pode contribuir para aumentar o número de doadores no Estado”, pontuou Mirian.

A enfermeira da Central dos Transplantados do Estado, Yaskara Cavalcante, destacou que o Ceará se encontra em 3ª lugar no ranking de transplantes do Brasil. Mesmo com a boa colocação, ainda há uma recusa de 48% de familiares de pacientes. Yaskara também destacou que em 2012, o Estado conseguiu realizar 1.269 transplantes, em 2013 já alcançou a meta de 918, e o maior desafio é zerar a fila de transplantes de córneas, que atualmente conta com mais de 500 pacientes em espera. “Os números são empolgantes, no entanto, não podemos cruzar os braços e parar de trabalhar, precisamos focar em campanhas de conscientização para que os números possam crescer cada vez mais”, salientou.



Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Edson Junior Pio

Nenhum comentário:

Postar um comentário