sábado, 28 de setembro de 2013

Três ataques a banco em menos de 13 horas no Interior

No intervalo de 13 horas, três ataques a banco foram registrados em diferentes municípios do Ceará. As ações ocorreram entre a noite de quinta-feira e a tarde de ontem, em Apuiarés, Meruoca e Catarina. Nas duas primeiras abordagens, criminosos utilizaram explosivos para detonar caixas eletrônicos. A ação mais violenta foi em Catarina, onde duas pessoas foram feitas reféns e uma viatura foi alvejada. Ao todo, pelo menos 26 homens participaram dos ataques. Até o fechamento deste edição, ninguém havia sido preso.

O primeiro assalto ocorreu em Apuiarés, por volta das 23h50min. Segundo o inspetor de Polícia Civil Pedro Jackson, pelo menos 10 homens participaram do ataque, divididos em três carros e duas motos. Eles explodiram caixa eletrônico do posto de atendimento avançado do Bradesco.


“Eles chegaram na cidade e foram direto para o banco. A quantia levada não nos foi informada”, contou o inspetor. O grupo fugiu em direção ao distrito de Salgado, onde incendiaram um veículo numa estrada carroçável. Na fuga, conforme o policial, os assaltantes chegaram a efetuar disparos para o alto, inibindo reação de três policiais que estavam no destacamento da Polícia Militar.


Poucas horas depois, outros quatro caixas eletrônicos foram explodidos em Meruoca. Por volta das 2h30min, cerca de 12 homens armados sitiaram a cidade. Parte do grupo se dirigiu ao destacamento da PM e à delegacia do município, que foram alvejados. O resto da quadrilha seguiu até o Banco do Brasil e ao Bradesco, onde explodiram dois caixas eletrônicos em cada agência. O cofre do BB também foi dinamitado.


Segundo o soldado Henoud França, durante o ataque, havia somente três policiais no destacamento. “Quando os policiais se preparavam para sair em diligência, o prédio foi atingido por uma rajada de fuzil”.


Um Honda Civic foi incendiado na estrada que dá acesso a Massapê e Alcântaras. Conforme Hernoud, a quadrilha estava armada com fuzis 556, carabinas e escopetas calibre 12. Os criminosos trajavam fardamento camuflado e usavam balaclavas (máscaras) para impedir a identificação.

Reféns e PM ferido

Em Catarina, quatro homens invadiram o Bradesco e exigiram que o gerente entregasse dinheiro do cofre, por volta de 13 horas de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o grupo chegou ao local em três motos. Ao tomarem conhecimento da ação, policiais se dirigiram ao banco em uma viatura e houve reação dos criminosos. Um soldado do destacamento da PM, que não quis se identificar, contou que ficou ferido no rosto por estilhaços de uma viatura que foi atingida por tiros. Após a ação, os homens fugiram levando o gerente e uma mulher (esposa do dono de uma churrascaria) como reféns.


“O gerente foi liberado próximo ao cemitério e a mulher na estrada carroçável na localidade de Sítio dos Pretos, que liga Catarina a Mombaça”, contou o soldado. Os criminosos agiram com pistolas e espingarda calibre 12. A quantia levada não foi divulgada pelo banco.

  
Casos recentes


19 de setembro

Cidade: Palmácia - Banco: Bradesco

Ataque: Posto bancário foi explodido pela segunda em 2013. Destacamento foi atingido por tiros.


2 de setembro - Cidade: Pindoretama

Banco: Banco do Brasil - Ataque: Oito homens fizeram universitários de reféns e explodiram caixa.


2 de setembro - Cidade: Boa Viagem  Banco: Banco do Brasil

Ataque: Mais de 25 homens destruíram agência. Houve reféns e troca de tiros.


1º de setembro - Cidade: Umirim

Banco: Banco do Brasil - Ataque: Grupo usou explosivos para arrombar caixa eletrônico.



Saiba mais

Incluindo os três últimos ataques registrados em Apuiarés, Meruoca e Catarina, o número de ações contra banco aumentou 32%, com relação ao mesmo período do ano passado.


Em 2012, entre 1º de janeiro e 27 de setembro, foram registradas 55 ações contra banco.


Este ano, já são 73 ocorrências. Dessas, 25 foram com o uso de explosivos.



Segundo o delegado Romério Almeida, da Delegacia de Roubos Furtos (DRF), 76 pessoas foram presas este ano por envolvimento em ataques a bancos e caixas eletrônicos no Ceará. Em 2012, foram 122 presos.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário