domingo, 3 de novembro de 2013

OROENSE EM DESTAQUE EDSON CÂNDIDO NO GRUPO DE TEATRO IMAGENS

Grupo de teatro é selecionado com 2 (dois) espetáculos para festival nacional na BA. Grupo há 11 anos com um trabalho já consolidado no cenário brasileiro.

 Já conhecido no circuito teatral de Fortaleza por seus espetáculos polêmicos e que trazem aos palcos personagens que majoritariamente vivem às margens da sociedade, o Grupo Imagens de Teatro rompe as barreiras estéticas, físicas e conceituais e mais uma vez leva o teatro adulto para outros públicos. Esta semana a trupe foi selecionada com dois espetáculos para participar do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT), que ocorre nos dias 11 a 16 de novembro em Lauro de Freitas, na Bahia. “Dr. Qorpo” e “Navalha Na Carne”, releituras das obras dos dramaturgos Qorpo Santo e Plinio Marcos, respectivamente, concorrem na mostra na categoria ‘teatro adulto’.

Vale reforçar o feito da seleção, uma vez que das mais de oitenta inscrições de todas as regiões do país, foram escolhidos para integrar a grade oficial do FIT Bahia, os mais variados espetáculos: de rua, de palco adulto e infantil, uma verdadeira miscelânea para agradar todos os gostos. No total, foram selecionados trinta espetáculos, sendo quinze na categoria adulto, nove na categoria infantil e sete na categoria rua, oriundas de doze estados brasileiros: Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

O espetáculo DR QORPO já participou de mais de 06 festivais de teatro ganhando mais 15 premiações e reconhecimento na Assembléia Legislativa do Estado.

 Currículo do Grupo

Teve origem em janeiro de 2002, quando seus integrantes iniciaram o estudo para montagem do espetáculo Imagens, de Benedito Rodrigues Pinto, por ocasião do conhecimento de algumas pessoas durante uma oficina de teatro realizada no SESC/Ceará.

O Diretor do Grupo, Edson Cândido, havia montado um espetáculo do mesmo autor, Meia-Sola, no Estado de São Paulo e enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos “Malditos”.Para dar vida a essas obras, experimentos foram realizados pelo grupo, através do Teatro Itinerante de Plínio Marcos, apresentando Navalha na Carne, Abajur Lilás e Dois Perdidos Numa Noite Suja, à porta da Boate Divine (Boate GLS no Centro de Fortaleza) no horário de meia noite.

Os resultados obtidos com aquela empreitada, pelos sentimentos despertados no público e no elenco, culminaram com a certeza de trilhar o caminho certo.

O trabalho de um grupo como o Imagens não se limita a um nicho cultural. Sua ambição, sua volúpia, é pela sociedade em geral, mantendo um elo vivo com seu lugar de existência, a cidade de Fortaleza (partindo dela para o mundo, mas sempre a adotando como referência de sua construção). É o que explica, por exemplo, a assimilação, no seu elenco, de integrantes dos mais variados contextos sociais de Fortaleza, a apresentação de suas montagens igualmente em contextos distintos, que vão de teatros convencionais (como o José de Alencar, SESC, Universitário, etc.), à apropriação de espaços alternativos, como bares, praças, lonas de circo, inferninhos, etc. Seu público é também heterogêneo, contemplando dos frequentadores habituais de teatro às mais diversas classes sociais. Não é à toa: o teatro do Imagens, afora primar pela qualidade estética em tudo o que faz (reconhecida por sucessivas premiações e por tantas casas cheias),destaca-se pela consecução de um teatro popular, vibrante, vivo, na fronteira entre o formal e o performático, próximo de um grande ritual festivo, a discutir, abertamente, aspectos prementes da realidade que o rodeia.

 Breve resumo da encenação e currículo espetáculo DR QORPO

A encenação aborda uma estética surreal permeando pelo teatro do absurdo, suas personagens são fruto dele mesmo, autor de vanguarda nada está aquém. Na obra de Qorpo Santo, encontramos o surrealismo e elementos do Manifesto Antropofágico lançado por Oswald de Andrade na década de 1920. Para tanto realizaremos um estudo sobre dadaísmo, surrealismo, antropofagismo e tropicalismo, para daí pesquisar sobre o grotesco na arte, pois queríamos que na encenação o ator procurasse um corpo que denominamos de “corpo grotesco” ou “corpo surrealista” para abrigar os personagens solicitados pelo autor através de rubricas, como por exemplo: “Note-se: estas figuras devem ser as mais exóticas que se pode imaginar.”

Não seguindo, portanto uma narrativa linear tradicional, diversas obras ou trechos de Qorpo Santo são apresentados como uma teia cênica-textual, mas evidencia-se neste trabalho a história do açougueiro José Ramos e sua esposa Catarina Palsen, onde ambos assassinavam pessoas para comercializar “linguiça humana” – acontecimento pouco divulgado mesmo no Rio Grande do Sul. Assim, o texto será elaborado das improvisações colaborativo diretor-ator, colagem e trechos de diversas obras de Qorpo Santo,  na qual o próprio autor participa, escrevendo e atuando, fazendo uma representação de si mesmo, retratando o período em que esteve internado em diversos sanatórios para fazer exames que pretendiam esclarecer a sua condição de louco e assim determinar a sua interdição. O texto procura determinar a importância social da interdição de Qorpo Santo e o que isso representou na sociedade portoalegrense do século xix, dialogando o com o atual momento dos manicômios existenciais fazendo uma provocação quanto politica empregadas nos manicômios.

Diversos figurinos de época estilizados flutuando pelo espaço e folhas de papel espalhadas pelo chão, o cenário lembra um hospício, um sótão ou o inconsciente do autor descoberto um século após a sua morte, como tantos artistas incompreendidos, à frente de sua geração. A encenação se vale de elementos biográficos, nos figurinos lê-se obras do autor, a ideia seria uma visita ao manicômio, onde teremos diversas histórias narradas pelos internos, a linguagem ultrapassa a quarta parede, atingindo o pensamento do público, provocando-o a questionar seus anseios e sua arte.

Composto de 04 atores em cena e 01 músico,onde os atores fazem  diversos personagens.Todos os elementos do espetáculo mostram movimentação e busca de corpo surrealista, grotesco, impactando a todo instante com a plateia, levando ao objetivo final de despertar o automatismo psíquico dessa forma de arte. Dessa forma, levantamos questões acerca das concepções de surrealismo e de absurdo, através de textos e movimentos marcados em um ambiente que lembra um manicômio do século xix em sua essência, e não em sua forma.

 Prêmios

 FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO PIAUÍ (Teresina /Outubro/ 2007) - Prêmios: melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator coadjuvante e melhor atriz.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE CURITIBA (Março/2008)

Espetáculo convidado
ESCOLHIDO UM DOS 15 MELHORES ESPETÁCULOS DA MOSTRA FRINGE

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO AMAPÁ (Maio/2008)
Espetáculo convidado

Prêmio:  melhor Direção
Indicações: melhor espetáculo e melhor cenografia
FESTIVAL NACIONAL DE IPATINGA/MG – (Junho/2008)

Prêmios: melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor trilha sonora
 PRÊMIO DE MELHOR ESPETÁCULO 2007 – PRÊMIO BALAIO

 III CANOARÁ – Festival de Teatro de Canoa Quebrada e Aracati (Maio/ 2008)

 Breve resumo da encenação e currículo do espetáculo NAVALHA NA CARNE

 Navalha na Carne do Grupo Imagens de Teatro coloca o público como conivente desde o seu início, cruzando com prostitutas, que vagueiam pelas dependências do teatro como que nas ruas, em busca de clientes. Ao fundo, ouve-se um locutor, convocando  os passantes, em altos brados a exercerem a sua libido adentrando no CINE TENTAÇÃO. O ambiente criado pelo grupo é uma perfeita imagem dos diversos cinemões visitados por todo o Brasil, com projeções de filmes eróticos, faixas, balões, luzes vermelhas. Já acomodado, o público ouvirá o glorioso anúncio da principal atração da noite: o strip-tease de Viviane, a Internacional (Neusa Suely). A cena vai do surpreendente ao grotesco. A música é sertaneja e os movimentos são pesados, cansados, apelativos. Após uma parada brusca na música, a transmutação para o desenrolar da trama no sórdido quarto de bordel.  Após uma noite inteira de viração, Neusa Suely finalmente chega em casa. Destaque especial para a cena final, em que ouve-se a real voz de Plínio Marcos em: Nas Quebradas do Mundaréu.

Prêmios

Prêmio Balaio 2011:

Homenagem ao Grupo Imagens de Teatro pela produção de Navalha na Carne
Melhor Atriz , Melhor Ator , Melhor Ator Coadjuvante

 - Espetáculo homenageado na Assembléia Legislativa – Direitos Humanos
-Indicação de Melhor Atriz no Festival Nacional de Limeira/SP

 Elenco do Grupo: Lana Gurgel, Sólon Nogueira, Kátia Camila, Fábio Frota, Músico e Sonoplasta: Daniel Escudeiro Direção, Produção e Assessoria: Edson Cândido

Alguns vídeos:
Edson Cândido- 97185506 / gimagens@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário