quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

730 CISTERNAS ESTÃO SEM USO EM CEDRO POR CAUSA DA BOROCRACIA E VARZÉA ALEGRE O CADASTRO DAS FAMÍLIAS NÃO FOI CONCLUIDO.

Cisternas que deveriam ser utilizadas para armazenar água da chuva para o consumo humano estão sem uso, guardadas em um terreno, no município de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. São 730 reservatórios, cada um com capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Sem as cisternas, moradores de comunidades rurais ficam à mercê dos carros-pipa, que nem sempre chegam com regularidade.

Para o agricultor Francisco Valdenir de Oliveira, presidente da Associação dos Moradores do Sítio Angicos, se as cisternas estivessem instaladas, a comunidade teria uma vida melhor. “Espero que a instalação seja a mais rápida possível, pois livra a gente de ficar esperando por carro-pipa e a gente vai ter água boa para usar”, diz.

De acordo com o prefeito do município, Francisco Nilson Aves, o problema é ocasionado por questões burocráticas, já que o processo licitatório de aquisição das cisternas também  compreende a distribuição e a instalação dos equipamentos. “São várias licitações que o governos federal e estadual fizeram para chegar essas cisternas ao município. Toda decisão jurídica, por exemplo, depende do governo do Estado, Houve uma demora mas estamos trabalhando para que isso [a distribuição] ocorra o mais rápido possível”, explica.

O atraso na distribuição das cisternas também ocorre no município de Várzea Alegre, na mesma região. Lá, 700 reservatórios estão armazenados em um estádio de futebol desde o ano passado. De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, as cisternas ainda não foram distribuídas porque o Programa “Água para todos” - do qual faz parte a entrega de cisternas – ainda está na fase de cadastramento das famílias que serão beneficiadas.

Água para Todos


Com investimento de R$ 17,5 milhões, o Governo do Estado forneceu 14.228 cisternas de polietileno para produtores rurais de diversos municípios em 2013. Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins, um outro convênio foi firmado com o Ministério da Integração Nacional para o fornecimento de mais 19.380 nos primeiros meses de 2014.  Além das cisternas de polietileno, o programa vai instalar em todo o Ceará 1.350 sistemas simplificados de abastecimento d'água.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário