domingo, 9 de fevereiro de 2014

AÇUDE ORÓS ESTÁ COM APENAS 49.13% DE SUA CAPACIDADE TOTAL

O açude Orós o segundo maior reservatório do estado que tem a capacidade: 1940.00 hm³, de Fevereiro de 2013 a Fevereiro de 2014 já baixou cerca de 06,44 metros (Seis metros e quarenta e quatro centímetros) com a falta de chuvas essa quadro pode se agravar cada vez mais.

Hoje o grande açude Orós está com apenas com 49.13 % de seu volume total, é impressionantes como as águas baixaram no balneário as águas recuaram mais de 25 metros e algumas ilhotas que há muitos anos estavam encobertas pelas águas começam a aparecer.

Vejam as imagens feitas pelo Portal Orós, neste Sábado 08 de Fevereiro de 2014.
















Saiba mais:

 O Açude de Orós está localizado no leito do rio Jaguaribe, na região centro-sul do Ceará. Sua história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um número grande de pessoas e animais.

Represar o rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para solucioná-lo o problema da escassez de água no sertão cearense. No entanto, esta ideia só foi colocada em prática no século XX. Ao ser construído, esse reservatório chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso: Conceição do Buraco, hoje Guassussê. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961.


Sua capacidade é de 2.100.000.000 m³, o que o coloca como o segundo maior reservatório do estado. Foi o maior até a construção do Açude Castanhão em 2003.

Josemberg Vieira com informações do site da Cogerh (Companhia de gestão dos recursos hídricos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário