segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PROCISSÃO DAS CANDEIAS ATRAI 80 MIL FIÉIS A JUAZEIRO

Juazeiro do Norte. Pelo menos 300 ônibus partiram na noite de ontem levando milhares de fiéis após o encerramento da Romaria das Candeias, terceiro maior evento religioso realizado anualmente neste município e que marca o fechamento do ciclo das grandes romarias, iniciado durante o mês de setembro do ano passado, abrindo também as peregrinações dos fiéis nordestinos ao município no ano de 2014. Além dos ônibus, centenas de veículos de passeio, vans e caminhões pau-de-arara que também realizavam o transporte dos fiéis vindos de outras regiões já retornaram aos seus municípios.

Alguns romeiros preferiram se despedir mais cedo de Juazeiro do Norte, tão logo houve o encerramento da missa de despedida aos fiéis, realizada por volta do meio dia de ontem, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. No início da noite, no entanto, o número de pessoas que saiu as ruas para participar da Procissão das Candeias chamou a atenção dos organizadores da festa religiosa. Já no início da procissão, por volta das 18 horas, o público estimado em cerca de 80 mil fiéis. A procissão é um dos momentos de maior emoção e fé durante todo o período de romaria. Os peregrinos saíram da Capela do Socorro, após celebração eucarística, em caminhada pelas ruas do Centro da cidade com destino a Matriz de Nossa Senhora. Durante o percurso, orações e cânticos eram entoados pelos milhares de presentes.

A luz das candeias acessas iluminava o percurso. Muitos fiéis chegaram a chorar tamanha a emoção. Foi o caso da agricultora Maria dos Santos Barbosa, da cidade de Carneiros, no interior alagoano. Devota de Padre Cícero desde os tempos de criança, a devota disse frequentar a romaria já pelo menos há dez anos. "Todos os anos eu venho ao Juazeiro do Padre Cícero rezar na intenção do meu Padim e pedir a proteção dele. Não deixo de vir de jeito nenhum", disse.

Maria dos Santos diz ter sido beneficiada, ainda muito nova, por uma graça concedida por Deus, através da intercessão do Padre Cícero. "Eu tinha problema nas pernas e quase não andava de jeito nenhum. Minha mãe se apegou a Padre Cícero e eu, depois de uma febre muito forte, voltei a andar normalmente", conta ela, dizendo que a partir daí nunca mais deixou de realizar orações em agradecimento ao "Padim".

Da cidade de Dois Riachos, também em Alagoas, vieram o casal Antônio Maciel Furtado e Rubia Severiano de Souza. Ambos são comerciantes naquele município e, sempre que possível, também visitam Juazeiro na Romaria das Candeias. "É uma maneira de agradecer pelas benfeitorias que a gente alcança na vida, devido à fé em Padre Cícero e na Mãe das Dores", afirma Rubia de Souza. Segundo afirma, seu pai estava internado em um hospital, vítima de um acidente doméstico, e só melhorou após as orações feitas por ela. "Pedi a Padre Cícero que auxiliasse meu pai a ficar bom logo. Em troca eu faria um esforço de vir à Juazeiro pra participar de pelo menos uma romaria", diz ela.

O fim da Romaria das Candeias também marca a despedida do agricultor Joaquim Raimundo do Nascimento, que diz querer morar em Juazeiro, quando possível, só para não perder as festas religiosas realizadas no município. "Eu venho pra cá todos os anos. Se pudesse não iria mais embora. Eu queria mesmo era morar no Juazeiro só pra não perder as romarias", afirma o agricultor.

Ele diz que quando é chegada a hora de retornar pra casa, na cidade de Bom Conselho, no Pernambuco, vivencia um sentimento ambíguo. Parte dele, conforme observa, fica feliz por retornar ao convívio da família, enquanto que a outra parte fica triste por ter que ir embora. "É um negócio estranho. Como se eu estivesse deixando minha terra para trás", tenta explicar Joaquim Raimundo.

Para o padre Joaquim Cláudio, administrador paroquial da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a Romaria das Candeias cumpriu seu papel este ano. Segundo avalia o religioso "os irmãos romeiros que estiveram participando da romaria retornam aos seus lares com a fé renovada e com a certeza do amor em Deus, em Jesus Cristo, Nossa Senhora e no Padre Cícero". Alem da presença dos milhares de romeiros que participaram da festa religiosa neste ano, o pároco também comemorou o resultado de ações desenvolvidas através de parceria com a gestão do município, que resultaram em melhor fluxo de veículos nos arredores da Matriz e, ainda, na redução de barracas de ambulantes nas proximidades do local litúrgico. "Neste ano, o trânsito foi menos intenso devido ao estacionamento de caminhões e ônibus ter sido realizado em outra área. Também a retirada das barracas de comércio ambulante facilitaram o deslocamento dos romeiros", observou o padre.

Ele, no entanto, disse que ainda há um problema que precisa ser solucionado pelas autoridades municipais junto a órgãos do governo federal. "Ainda há um grande número de pessoas que sofrem prejuízos ao se deslocarem de suas regiões a Juazeiro, sobretudo os motoristas de carros pau-de-arara que são alvo de fiscalizações nas rodovias federais e estaduais", afirmou. Embora reconheça que a legislação precise ser cumprida, o religioso acredita ser possível adequações como forma de garantir a presença dos fiéis nas romarias. "Não se discute o cumprimento da lei. O que se espera é um mecanismo para os motoristas se adequarem, evitando, desta maneira, multas e retenções de veículos".

ENQUETE- Devoção

"Esta festa de Nossa Senhora das Candeias é linda demais. Eu não deixo de participar da romaria de janeiro em Juazeiro de jeito nenhum. Volto pra casa com a fé renovada. Cheio de alegria no coração. Nivaldo Santana (Aposentado)

"Uma maravilha esta devoção a Mãe das Candeias. Participo dessa romaria aqui em Juazeiro há mais de dez anos. Sou devoto de Padre Cícero e de Nossa Senhora. Enquanto eu estiver vivo, venho pra romaria". Josenildo Alexandre da Silva (Agricultor)


Mais informações - Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Rua PadreCícero,147- Centro - Juazeiro-(88)3511.2202

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário