segunda-feira, 10 de março de 2014

Chuva de 192mm banha o sertão no fim de semana

De sábado para domingo, choveu forte nos Inhamuns. Em Crateús, a precipitação foi de 192mm
Sobral. Choveu com intensidade neste final de semana nas regiões Centro-Sul, Litorânea e Serra da Ibiapaba, cumprindo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Crateús registrou a maior chuva deste ano, com 192 mm. Apesar do volume, não houve ocorrência de transtornos para a cidade.
A maior precipitação aconteceu no sábado, quando já havia sido apontado como o dia de maior probabilidade de chuvas. As chuvas foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que agiu com maior intensidade na última semana ganhando força nos últimos dias.
Os dois dias de intensas chuvas trouxeram alegria e esperança para a população deste município, que estava desalentada após uma quinzena sem precipitações significativas. A apreensão maior é por conta dos baixos níveis de água dos reservatórios.
Na sexta-feira, a Funceme registrou chuvas de até 192mm, na localidade de Tucuns, zona rural, e na sede 67mm, as maiores do Estado. No sábado, na sede foi registrado 43mm, a segunda maior do Estado.
Intensidade
Em várias localidades da zona rural foram registradas boas chuvas, registradas pelo órgão e em alguns casos por populares, que demonstraram alívio pela boa intensidade das precipitações.
O distrito de Montenebo foi banhado por uma chuva de 100mm e a localidade de Ingá, onde fica localizada o Açude Carnaubal, que abastece a cidade, foi registrado uma chuva de 95mm na sexta-feira. O Rio Poti, que corta a cidade, também começou a escorrer água, animando a população.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, as intensas as chuvas não trouxeram transtornos ou prejuízos. Ao contrário, aliviaram um pouco a escassez no Açude Carnaubal, que aumentou cerca de 20cm em seu volume. "Apenas algumas estradas vicinais tiveram o tráfego interrompido, mas nada grave. Amanhã estarão regularizadas. As chuvas trouxeram mesmo foi melhoria no nosso reservatório, que aumentou suas reservas em mais alguns dias. Esperamos que venha mais", informou Teobaldo Marques, coordenador do órgão.
Litoral
Além de Crateús, as fortes chuvas também se fizeram presentes no litoral, mas cidades de Granja, com 80,0mm, Chaval com 72,0mm, e na Serra da Ibiapaba na cidade de São Benedito, com 53,0mm. No total, choveram em 44 Municípios do Ceará.
No domingo as chuvas diminuíram significativamente. Apesar de chover em 37 Municípios, apenas Missão Velha, no Centro Sul, registrou precipitação acima de 50,0mm, com 52,0mm. As chuvas neste município aconteceram na parte da madrugada. Os demais tiveram em sua maioria precipitações entre 5,0mm e 15,0mm.
No total, desde o dia quatro deste mês o Estado tem apresentado precipitações cima de 50,0mm concentradas em Municípios da Região Centro Sul. No dia cinco e seis, nove Municípios da Região ficaram entre os 10 mais chuvosos do Estado.
Segundo a meteorologista do órgão Cláudia Rickes, as chuvas que vêm atingindo o Centro-Sul do Estado e a Serra da Ibiapaba foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a ocorrência de chuvas isoladas no Ceará. "O vórtice ganhou força nos últimos dias, tendo seu ápice no sábado, quando foram registradas as maiores precipitações em Crateús".
Para os próximos dias, a Funceme prevê a possibilidade de chuvas isoladas no Estado, principalmente na tarde e noite. De acordo com as informações oficiais do órgão, isso é resultado das condições do tempo no Ceará estarem sendo influenciadas pela atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o norte do Nordeste do país.
Hoje, o sistema atmosférico CAN deverá posicionar-se sobre o oceano, porém há possibilidade de ocorrerem chuvas na Ibiapaba e no centro-sul do Estado entre a madrugada e manhã. Na faixa litorânea do Estado, poderão ocorrer chuvas isoladas ao amanhecer devido à atuação da brisa terrestre. Amanhã, a probabilidade é de chuva no centro-sul do Ceará.
Prognóstico
Mesmo com as chuvas dos últimos dias, o prognóstico da Funceme de maior probabilidade de chuvas abaixo da média se mantém. Em janeiro, as chuvas foram metade das normalmente esperadas.
A previsão indica maior probabilidade para a categoria abaixo da normal. Os índices de probabilidade atribuídos às categorias indicam os seguintes valores pluviométricos do período de fevereiro a abril de 2014: abaixo da normal (40%), normal (35%) e acima da normal (25%). A Funceme informou que fará em junho um balanço da quadra chuvosa de 2014, que fica encerrada em 31 de maio.

DIÁRIO DO NORDESTE/FOTO: SILVANIA CLAUDINO

JÉSSYCA RODRIGUES
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário