sexta-feira, 16 de maio de 2014

Icapuí registra maior chuva da estação com 209 milímetros

Iguatu. A proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Estado do Ceará provocou intensas chuvas na madrugada de ontem, em maior quantidade no Litoral Norte e no Baixo Jaguaribe. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 109 municípios. A maior foi em Icapuí, no Litoral Leste, 209mm. A chuva causou destruição, abertura de vários buracos nas ruas, corte de estradas vicinais e trouxe prejuízos. A Prefeitura decretou Situação de Emergência.

Mediante os estragos causados, o prefeito Jerônimo Reis decretou, na manhã de ontem, Situação de Emergência. A chuva de ontem em Icapuí foi a maior registrada pela Funceme, no Estado, desde o início da quadra chuvosa. O Centro da cidade e o seu entorno foram as áreas mais atingidas. Na Rua Jardim Paraíso, via que dá acesso ao Mirante, um dos principais locais turísticos do Centro de Icapuí, foi aberta uma cratera.

Os moradores ficaram assustados. Essa não é a primeira vez que a cidade registra intensas precipitações. Em abril do ano passado, uma chuva de 180mm causou um deslizamento de terra na área também próxima ao mirante. Resultado: no meio da rua surgiu um enorme buraco.

Os estragos também se estenderam até as localidades do entorno da área central. Na comunidade de Ibicuitaba as fortes pancadas de chuva causaram a abertura de um buraco no meio de uma rua. A Prefeitura iniciou trabalhos de recuperação dos locais afetados, desde a manhã de ontem. De acordo com o prefeito, Jerônimo Reis, foram abertas crateras em vários pontos da cidade. O gestor disse que está buscando junto ao governo do Estado recursos para a realização de obras de recuperação das vias danificadas, ações preventivas e que auxiliem a população. Apesar da intensidade da pluviometria não houve registro de vítimas.

O prefeito Jerônimo Reis passou a manhã de ontem visitando as comunidades rurais que ficaram isoladas com o corte de estradas vicinais, na Serra dos Cajuais e Serra da Mutamba.

"Estamos recuperando as vias, com recursos próprios, máquinas e operários do município, mas precisamos do apoio do governo do Estado para a melhoria da infraestrutura na área urbana e na zona rural", afirmou.

Reis mostrou-se preocupado. "Nós cearenses precisamos de chuva, mas a gente fica com temor quando ocorre uma chuva dessa intensidade que deixou várias crateras nas ruas da cidade. A nossa preocupação é que o fenômeno possa se repetir", disse. "Comunicamos a situação do município à Defesa Civil do Estado e ontem assinei decreto de Situação de Emergência".

Na madrugada de ontem choveu em praticamente todos os municípios da região Jaguaribana e Litoral Norte do Estado. A segunda maior precipitação ocorreu nas cidades de Jaguaruana e Fortim, ambas com registro de 75mm. Em seguida, Quixadá, no Sertão Central, 59mm, e em Pindoretama, 52mm.

A Funceme registrou pluviometria variada em Icapuí. Por exemplo, em Peixe Gordo foram registrados 58mm.

Segundo a Funceme, as chuvas deverão diminuir a partir de hoje, se concentrando apenas na região litorânea do Estado. "Há previsão de precipitações, mas de menor intensidade no Centro-Norte, litoral e Sul do Estado", disse o meteorologista da Funceme, Leandro Valente. "A climatologia de maio apresenta menor intensidade em relação aos demais meses da quadra invernosa, mas podem ocorrer precipitações isoladas e intensas".

A quadra invernosa no Ceará estende-se de fevereiro a maio. Neste ano, em todos os meses, as chuvas ficaram abaixo da média histórica, mas um pouco melhor em relação ao ano passado.

Para este mês de maio, a média é de 89,9%. Até ontem havia sido registrada uma média de 61,5%, ou seja, um desvio negativo de 31,6%.

O principal sistema causador de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma faixa de nebulosidade sobre os oceanos e na proximidade da Linha do Equador. No Brasil, está sobre o Oceano Atlântico. É uma área de baixa pressão. Com as águas aquecidas há evaporação e formação de nuvens verticais bem desenvolvidas que provocam chuvas intensas e às vezes raios, descargas elétricas, como se verificou na tarde desta quarta-feira na Capital cearense.

As últimas chuvas que banharam o Litoral e a região Jaguaribana praticamente não alteraram o nível dos reservatórios. Dos 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nenhum está sangrando. Três apresentam nível acima de 90%. São eles: Curral Velho, em Morada Nova (98,8%); Gavião, em Pacatuba (93,28%); e Barragem do Batalhão, em Crateús (99,69%). O nível médio dos reservatórios é de 32,8%. Em relação ao início da quadra invernosa houve um aumento em torno de 1%. Ainda segundo dados da Cogerh, 97% dos reservatórios apresentam nível inferior a 30%. Esse quadro traz preocupação para os moradores e para o governo do Estado. A região mais crítica é a dos Inhamuns (Tauá e Crateús) e do Sertão Central (Canindé).

Mais informações

Funceme, (85) 3101. 1107
Cogerh, (85) 3218.7024
Prefeitura de Icapuí (88) 3432. 1337

DIÁRIO DO NORDESTE - Honório Barbosa Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário