sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ASMA: MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS FORAM BENEFICIADAS EM 2014 COM TRATAMENTO GRATUITO

No Brasil, cerca de seis milhões de pessoas têm asma. É o que mostra a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada recentemente pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE. De acordo com o levantamento, as mulheres são as maiores vítimas da doença. Cerca de quatro milhões delas vivem com o problema. A educadora física do Rio de Janeiro, Elisa Gomes Pinto, por exemplo, tem asma desde criança. Ela conta que consegue viver com qualidade porque tem acesso gratuito ao medicamento oferecido pelo programa Farmácia Popular.

 "Então assim, dá uma segurança para a gente saber que a gente que é dependente de uma bombinha é bem positiva essa ajuda da Farmácia Popular do governo. Pra mim, está sendo uma ajuda muito positiva e eu só tenho a agradecer, porque quem tem asma sabe o quanto é ruim a gente estar em crise, e é uma doença crônica que tem que conviver com ela e tem que ter sempre uma bombinha alí que estabiliza o quadro de imediato."

As pessoas que vivem com asma têm acesso gratuito ao medicamento oferecido pelo programa Farmácia Popular. O tratamento começou a ser oferecido gratuitamente em 2011 . Para se ter uma ideia, somente em 2014 , mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas. Mas para os que já têm diagnóstico de asma, a recomendação médica é procurar imediatamente o serviço de saúde em qualquer caso de dificuldade respiratória. É o que explica a coordenadora geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta

"Para as pessoas que têm o diagnóstico prévio, se ela está com dificuldade para respirar, se tem chieira no peito, dificuldade respiratória, ela deve procurar o serviço de saúde para um tratamento, um melhor diagnóstico também e um tratamento imediato. E nas pessoas que não têm um diagnóstico prévio, qualquer tipo de doença respiratória intercorrente também era interessante que ela procurasse um serviço de saúde. As pessoas que têm um diagnóstico prévio, que use os medicamentos regularmente conforme o prescrito, lembrando que essas medicações estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no Aqui tem Farmácia Popular."

Para retirar gratuitamente os medicamentos para o tratamento de asma pelo programa Farmácia Popular, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. Para saber mais sobre tratamento de asma oferecido pelo SUS acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br


MAIS FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário