quarta-feira, 25 de março de 2015

NO CEARÁ: PERDA D´ÁGUA TRATADA CHEGA A 25%

Os cuidados com o desperdício de água preocupa ainda mais porque, neste ano, diferentes municípios do Estado do Ceará enfrentam novamente um cenário de estiagem, tendo chuvas abaixo da média. Foto: Érika Fonseca
Se você fica indignado quando vê uma pessoa lavando a calçada ou o carro sem se importar com o esbanjamento de água, vai ficar ainda mais quando souber que de cada 100 litros do líquido ofertado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), 25 são perdidos no Ceará, seja por vazamentos ou fraudes. São cerca de 250 milhões de litros ao mês ou 250 mil caixas-d'água de mil litros cada ou, ainda, o equivalente a 25 piscinas olímpicas.
 
A importância da economia de água, principalmente quando o Estado enfrenta mais um ano com chuvas abaixo da média, foi o assunto em destaque em evento promovido, na manhã desta terça-feira, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com o tema "O desperdício pode ser a gota d'água".
 
De acordo com a diretora de mercado da Cagece, Cláudia Caixera, entre as ações desenvolvidas para combater as perdas estão as do Programa de Caça-Vazamentos, cujo objetivo é identificar e solucionar vazamentos ocultos. Em 2014, a Cagece percorreu 4.932 Km por meio da iniciativa, no total de 99 cidades no Estado do Ceará, na tentativa de encontrar vazamentos ou fraudes nas redes de distribuição de água, que não são possíveis de se enxergar a olho nu.
 
As equipes do Caça-Vazamentos trabalham com equipamentos de alta tecnologia para detectar vazamentos e fraudes. O procedimento padrão é verificar se há vazamentos na rede e, caso exista, a equipe técnica responsável é acionada e o problema é analisado e resolvido.
 
O programa é desenvolvido por uma equipe técnica que vai para a rua para realizar essa fiscalização pelas ruas dos bairros atendidos pela unidade na qual a equipe pertence.
 
Implantação
 
Esse serviço foi implantado pela Cagece em 2008 e, atualmente, cada unidade de negócio do Estado tem uma equipe fixa trabalhando na sua área de atuação e outras três itinerantes, que são utilizadas para dar apoio conforme a necessidade. "O Ceará é o terceiro no Brasil com menor índice de perdas, com 25%", ressalta. O Estado fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (19,6%) e do Paraná (21%), segundo dados do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil.
 
Durante o evento, o secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Flávio Gomes Rodrigues, destacou tudo que o Ceará realizou desde dos anos 90 no sentido de organizar uma rede de gestão hídrica. "O que nos proporciona atualmente estarmos, mesmo com a seca, numa situação menos caótica do que São Paulo, por exemplo", afirma
 
Mais informações:
 
A Cagece disponibiliza para a população uma Central de Atendimento por meio do Telefone 0800.275.0195, (24 horas) para reclamações.
 
Diário do Nordeste - Lêda Gonçalves Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário