terça-feira, 26 de maio de 2015

Chove pouco e nível dos açudes baixa mais ainda

FORTALEZA Maio continua a produzir poucas chuvas no Estado do Ceará. Das 7 horas de domingo até 7 horas de ontem, choveu em apenas 21 municípios segundo atualização no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 13h20. A maior precipitação foi registrada em Baturité, com 26 milímetros (mm). O segundo município foi Orós (24 mm), seguido de Icó (19 mm), Camocim e Palmácia (11 mm, respectivamente).

Conforme a Funceme, "há poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro".

A previsão para o dia de hoje é de "nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia". Para esta quarta-feira, "ao longo do dia, o céu ficará com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses".

Faltando apenas seis dias para fechar o mês, maio apresenta a maior defasagem hídrica do quadrimestre chuvoso (fevereiro, março, abril e maio). Até ontem, tivemos 44,1% de chuvas abaixo da média histórica. Nos três meses anteriores, a defasagem foi menor. Em fevereiro, (-23,7%); março,(-12,4%) e abril, (-39,2%).

El Niño

De acordo com a Funceme, o que ocasionou a diminuição das precipitações em maio foi o surgimento do fenômeno El Niño, que afastou a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da região cearense.

Mesmo com uma improvável retomada das chuvas nos próximos dias, teremos mais um ano abaixo da média histórica. Resta esperar o fim do mês para saber qual será o tamanho do prejuízo hídrico.

A abreviação do período chuvoso comprometeu mais ainda o armazenamento de água nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O nível médio dos açudes é de 19,7%. Na última sexta-feira, era de 19,9%.

Para se ter uma ideia da situação crítica que vamos enfrentar no segundo semestre, dos 151 açudes acompanhados, nenhum está sangrando. Apenas cinco apresentam volume acima de 90% e os 110 restantes têm volume inferior a 30%.

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) - Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - FORTALEZA - CE
Fone: (85) 3101-1088


DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário