quinta-feira, 14 de maio de 2015

Tremor de terra assusta moradores na Região Norte do Ceará

Um tremor de terra assustou os moradores de três cidades da Região Norte do Ceará nesta quarta-feira (13). Moradores de Meruoca, Alcântara e Sobral tiveram ranhuras nas casas e ouviram tremulação das telhas durante cerca de dois minutos durante a manhã. Segundo a Defesa Civil, até a tarde desta quarta não há registro de ocorrências graves em decorrência do tremor, mas os fiscais ainda verificam se houve incidentes em localidades na zona rural dos municípios. O tremor atingiu magnitude 3,2 segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

"Até o momento não chegou a nós nenhuma ocorrência grave, de pessoa ferida ou desabamento. Ainda estamos verificando em regiões onde o abalo foi forte, em áreas mais distantes, mas estamos confiantes de que não ocorreu nenhum prejuízo material ou humano grave. Foi apenas um susto", diz o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira.

Segundo o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), que registra tremores na região, a mesma área havia sentido um tremor de magnitude 2,9 há oito dias. Os abalos na região normalmente tem magnitude que varia entre 2 e 3 graus, segundo o coordenador da Defesa Civil, mas já chegou a atingir 4,3 pontos de magnitude.

Causa dos tremores

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.


Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário