segunda-feira, 15 de junho de 2015

Confirmado concurso para soldados da PM/CE

A Polícia Militar do Ceará (PM/CE) deve realizar novo concurso público para soldados ainda no decorrer do segundo semestre deste ano. A seleção vem sendo aguardada desde março, quando o governador Camilo Santana anunciou o certame, durante evento para a promoção de oficiais e praças.

"Ainda na campanha, assumi alguns compromissos. Alguns deles para a corporação. Não podemos admitir que um soldado passe 18 anos para ser promovido a cabo. [...] Tenho o compromisso de que farei ainda este ano essa equiparação para valorizar e garantir aos profissionais um salário mais justo. Também quero dizer que tenho a intenção de, até o final do ano, convocar um novo concurso público para a Polícia Militar do Ceará, pra que a gente possa reforçar o contingente da polícia", destacou o chefe do Executivo cearense na ocasião.

De acordo com responsáveis pelo setor de concursos da corporação, a seleção está em fase de estudos, de forma que o número de vagas ainda deve ser confirmado.

Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos até a data de matrícula no curso de formação e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração é de R$ 3.200.

Último concurso

Ao que tudo indica, o concurso deverá ser realizado de acordo com os mesmos moldes do último para o cargo, que ocorreu em 2011. Ao todo foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 950 para homens e 50 para mulheres. A organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB.

Na ocasião, foram contabilizados 40.805 inscritos, o que correspondeu a cerca de 40 candidatos por vaga.

A seleção contou com três etapas. A primeira constou de prova objetiva composta de 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Na segunda, exames médico-odontológicos, biométrico e toxicológico e, na terceira, curso de formação profissional, incluindo prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e prova final.

Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, atualidades, história do Brasil, geografia do Brasil, matemática e raciocínio lógico e, em conhecimentos específicos, legislação.

O total de aprovados na seleção foi de 5.318 (5.052 homens e 266 mulheres). Cinco turmas já foram convocadas e a validade expirou em janeiro.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário