quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pastoral da Sobriedade completa 10 anos e promove Seminário para as Famílias


A Pastoral da Sobriedade, ação da Igreja Católica na área da prevenção e recuperação da dependência química, está completando 10 anos no Ceará. O missionário leigo Rogério Melo, Coordenador Regional da Pastoral no Estado, informa que para celebrar a data será realizado no período de 19 a 21 de junho, no Centro de Expansão da Diocese de Crato, município da região do Cariri, no sul do Ceará, o I Seminário para as Famílias.

O foco nas famílias se justifica porque, diz  Rogério Melo,  o Papa Francisco vem chamando a atenção para as dificuldades econômicas e sociais que colocam a família à prova na atualidade. Entre os problemas presentes em muitas delas estão aqueles causados pelas drogas lícitas e ilícitas. “É grande o sofrimentos das famílias que são assoladas pela dependência química em seus lares. Nós da Igreja, como exorta nosso Papa Francisco, não podemos ficar de braços cruzados, e sim fazer algo para minimizar a dor destas famílias. O objetivo desse seminário é levar conhecimento de proteção e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas”, detalha.
 
De acordo com Rogério, nesses 10 anos, cerca de 100 mil pessoas foram assistidas e orientadas pela Pastoral da Sobriedade no Ceará.  “A Pastoral conta com 65 grupos de autoajuda em mais de 40 cidades do estado realizando cerca de três mil atendimentos por nas diversas paróquias das dioceses de Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá, Tianguá, Limoeiro do Norte,  e da Arquidiocese de Fortaleza”.

O QUE É A PASTORAL

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Mais informações: Rogério Melo, missionário leigo da Igreja Católica, técnico e especialista em Dependência Química e coordenador da Pastoral da Sobriedade/Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Ceará) – (fones: (88) 9.8812 6264 (85) 9. 8687 9628 (Oi) / (88) 9.96878292 (Tim) / (88) 9.92259441 (Claro) / (88) 9.81211339 (Vivo)

Fonte: http://www.boanoticia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário