domingo, 23 de agosto de 2015

Alerta1,6 milhão de cearenses têm hipertensão arterial

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. No Ceará, 20,1% da população acima dos 18 anos ou pouco mais de 1,6 milhão de pessoas apresentam o problema.

O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2013), divulgada na sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geoagrafia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde.

Ainda segundo o estudo, para o Ceará, 17,1% das mulheres foram identificadas com a pressão arterial alta, enquanto nos homens esta prevalência ficou em 23,4%. Conforme podemos observar, a frequência de pressão arterial elevada aumenta com a idade, em ambos os sexos, chegando em torno de 46% das pessoas com 75 anos ou mais de idade.

A PNS apontou também que 8,2% da população do Estado tem a chamada pressão arterial baixa.Nas pessoas de sexo feminino a frequência foi de 12,9%, bem mais elevada que a do sexo masculino com 3,2%.

A estratificação da população brasileira adulta por grupos de idade, indica que a prevalência de pressão arterial baixa, tanto para os homens quanto para as mulheres, vai diminuindo conforme aumenta a idade, começando a aumentar novamente nas pessoas com idade a partir de 65 anos.

A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário