sábado, 26 de dezembro de 2015

CHUVA ATINGE 24 MUNICÍPIOS E DEVE CONTINUAR NO CE

Após registrar precipitações em grande parte do Estado na última semana, inclusive a chuva de granizo ocorrida no município de Ubajara e o forte temporal em Icó na quintafeira (24), a Fundação Cearense de

Meteorologia (Funceme) prevê mais dias de tempo fechado. Segundo o órgão, o fenômeno meteorológico que tem provocado a mudança de clima, chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), deve continuar atuando neste fim de semana, trazendo nebulosidade e possibilidade de chuvas em diversas regiões do Ceará.

Ao todo, a Funceme contabilizou precipitações em 24 municípios entre as 7 horas do dia de quinta-feira (24) e 7 horas de ontem (25). Em nota, o órgão informou que o VCAN é um sistema atmosférico típico da pré-estação chuvosa que vem ocasionando precipitações nos últimos dias, apresentando maior intensidade nas cidades a noroeste do Estado e as da serra da Ibiapaba. Ubajara teve o maior volume de precipitações no período, com 70 mm. Os temporais e a chuva de granizo na localidade, segundo a Fundação, foram resultado de "nuvens 

Previsão

O VCAN, segundo a Fundação, costuma atingir o Nordeste brasileiro com mais frequência entre os meses de janeiro e fevereiro. De acordo com as previsões da Funceme, neste sábado, o vórtice ciclônico deve permanecer em atuação, ocasionando tempo nebuloso e eventos de chuva no Estado. Para o domingo, a expectativa é de nebulosidade variável ao longo do dia, com precipitações isoladas em todas as regiões.

Além de Ubajara, os municípios de Viçosa do Ceará (51 mm), Orós (41 mm), Quixelô (33 mm) e Cedro (32 mm) também estiveram entre as cidades com as maiores chuvas. Ainda integram a lista Pedra Branca (18 mm) e Beberibe (18 mm). Em Fortaleza, a Funceme não disponibilizou dados sobre o volume de precipitações.

Em Icó, na Região Centro-Sul do Estado, a forte chuva, acompanhada de rajadas de vento e trovões, deixou a cidade alagada na quinta-feira. As precipitações duraram aproximadamente seis horas, começando no fim da tarde e se prolongando até as 23 horas. Por conta da inundação, as ruas ficaram vazias. Na localidade, assim como em Iguatu, as celebrações campais da tradicional Missa do Galo tiveram de ser suspensas.

No município de Ipaporanga, próximo a Crateús, a chuva e os ventos intensos na véspera de Natal provocaram a destruição de casas e foram responsáveis pela morte de um aposentado, que foi atingido por uma árvore. Já em Missão Velha, a ventania derrubou a torre de uma companhia de telefonia móvel, deixando moradores sem serviço. 

DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário