quarta-feira, 29 de junho de 2016

JUSTIÇA AFASTA PELA 3ª VEZ ACUSADOS DA "FARRA DAS VASSOURAS" EM JUAZEIRO

Ex-presidente e ex-tesoureiro da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, respectivamente, os vereadores Antônio de Lunga (PSDB) e Ronnas Motos (PMDB) foram afastados mais uma vez por determinação da Justiça. Eles são acusados de envolvimento em esquema de superfaturamento na aquisição de materiais de limpeza para o prédio do Legislativo Municipal.

Com compra de mais de 4,2 mil vassouras e gastos considerados desnecessários em mais de R$ 76 mil, o caso ficou conhecido nacionalmente em 2013 como a “Farra das Vassouras”. Com a decisão, tomada pela juíza da 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Samara Cabral, os suplentes Alberto Costa (PP) e Auricélia Bezerra (PDT) assumirão os cargos por 180 dias.

Já é a terceira vez que a Justiça cearense determina o afastamento de Lunga e Ronnas. Em fevereiro deste ano, os dois retomaram o cargo após um segundo afastamento. À época das denúncias, Antônio de Lunga negou todas as acusações. Ele afirma que tudo foi comprado dentro da lei. “Todas as compras foram feitas com licitação, os recibos estão lá”, diz.

Óleo de peroba

Lunga destaca ainda que todos os materiais foram comprados para uso exclusivo da Casa. Além das 4,2 mil vassouras, a Câmara adquiriu, apenas entre março e junho de 2013, 1,2 mil quilos de açúcar, 2,5 mil caixas de fósforos, 3.216 detergentes, 215 mil copos de café, 2,5 mil quilos de sabão em pó, 33 mil unidades de palha de aço, 1.428 unidades de água sanitária, 125 mil palitos de dente e 312 unidades de óleo de peroba.

O Ministério Público do Estado (MP-CE) contesta a quantidade. A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte possui uma composição de 21 vereadores, realizando apenas duas sessões por semana – às terças e quintas-feiras. Em 2013, os parlamentares absolveram Antônio de Lunga de todas as acusações. A investigação foi motivada por denúncia do vereador Danty Benedito.

A expectativa é que os suplentes de Lunga e de Ronnas assumam nesta quinta-feira. Nesta terça-feira, sessão da Casa foi suspensa por conta dos festejos juninos do Município.



Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário