quarta-feira, 23 de novembro de 2016

IGUATU: MÉDICA CUBANA É ENCONTRADA MORTA EM CASA

Médica cubana, Mabel Sanchez, foi encontrada morta em Iguatu

A médica cubana, Mabel Guillot Sanchez, 39 anos, que integra o Programa Mais Médico, na cidade de Iguatu, foi encontrada morta, na manhã desta quarta-feira, 23, na área externa da casa onde morava, no bairro Paraná. Ela atendia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Altiplano. Há três anos estava no município.

Mabel morava em uma casa com mais quatro colegas médicos cubanos. Segundo a secretária de Saúde de Iguatu, Vanderlúcia Felipe Lobo, Mabel chegou em casa por volta das 22 horas desta terça-feira, após participar de uma comemoração.

Pela manhã cedo, um morador do bairro viu a médica caída, na área. Chamou outras pessoas e os colegas foram acordados. A ambulância do Samu foi acionada e constatou o óbito. “Não se sabe a hora exata, mas o corpo já apresentava rigidez”, disse Vanderlùcia Lobo. “A suspeita inicial é de infarto”. Os colegas não relataram se a médica apresentava problema de saúde.

O corpo da médica foi levado pelo Rabecão para o IML de Iguatu. “Estamos aguardando o laudo e a chegada do médico responsável pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Manoel Ernandes, que estava em Juazeiro do Norte”, explicou a titular da secretaria de Saúde do município. “Há um seguro pago pela Opas e o corpo da médica será trasladado para Cuba, mas ainda não sabemos quando”.

Médicos cubanos estão indo embora

Os médicos que integram o Programa Mais Médicos, oriundos de Cuba, estão retornando ao país de origem. No mês passado, já foram oito. Outros nove que trabalham em Iguatu, aguardam a passagem e autorização do governo brasileiro. O período de três anos foi completado. Embora tenha sido prorrogado por mais três anos, haverá nova seleção e a prioridade do governo é para os médicos nacionais.

A médica que morreu e mais oito colegas iriam retornar na próxima semana.



Fonte: HONÓRIO BARBOSA DIARIO CENTRO SUL




LAUDO DO IML DIZ QUE CAUSA DA MORTE DA MÉDICA CUBANA EM IGUATU É “INDETERMINADA”


A manhã desta quarta-feira,23, Iguatu foi marcada por uma notícia triste, a morte da médica cubana, Mabel Guillot Sanches, que foi encontrada sem vida na sua residência que fica localizada na Rua Engenheiro Barreto, Bairro Paraná. A mesma atuava no PSF do Bairro Altiplano que atendia a população também da Vila Coqueiro, Vila DAER, Sítio Córrego, Sítio Tanque e Sítio Queimadas. Esta seria sua última semana no Brasil, a médica estaria retornando para Cuba na próxima segunda-feira,28.

Em entrevista ao programa A Voz do Centro Sul da 870 AM, amigas que atuavam na Secretaria de Saúde declararam que nas primeiras horas da manhã, colegas de profissão e nacionalidade que moravam na mesma residência encontraram a médica sem vida em um setor externo da casa.

Rapidamente equipes da Polícia Militar e Civil foram acionadas e estiveram no local, onde observaram atentamente toda área. Em entrevista para o site Iguatu.net, o delegado Wesley Alves afirma que incialmente os indícios são para a morte natural da médica, “ o nosso delegado plantonista Fábio esteve no local com uma equipe e foi identificado que inicialmente há indícios de morte natural, mas estamos esperando o laudo do IML para que possamos decidir se abrimos um inquérito sobre este caso”, disse.

O corpo foi conduzido para o IML de Iguatu, onde passou por uma perícia e foi apresentado no final da manhã um lado onde comunica que a causa da morte é “ indeterminada”, é o que afirmou a secretária de saúde de Iguatu, Vanderlúcia Lôbo, “ recebi agora o laudo e diz que a causa da morte é indeterminada, não foi observado nenhuma marca no corpo ou algum indício que concretizasse o laudo com a indicação da morte, alguns órgãos serão levados para Fortaleza, onde irão passar por uma nova perícia, mais aprofundada e só após isto teremos o laudo em definitivo, mas neste momento afirma que é indeterminado”, disse a secretária.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que é responsável pelos médicos cubanos que atuam no Brasil está tratando sobre o translado do corpo da médica Mabel Guillot Sanches para o seu país de origem.

A notícia da morte da médica chocou a muitos e tomou conta das redes sociais, onde amigos enviaram mensagens de pêsames pela morte da profissional que realizou um grandioso trabalho na cidade.


IGUATU.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário