sábado, 25 de fevereiro de 2017

"NESSA HORA A GENTE NÃO MEDE ESFORÇOS", DIZ BOMBEIRO QUE RESGATOU BEBÊ E CRIANÇA DE 10 ANOS

Atualizado em 25/02/2017 20h25

CRIANÇAS FERIDAS EM ACIDENTE SÃO TRANSFERIDAS PARA O IJF EM FORTALEZA

As duas crianças que ficaram feridas no acidente que matou um casal na manhã deste sábado (25) em Morada Nova, no interior do Ceará foram transferidas do Hospital Fundação São Lucas para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Segundo informações do IJF, o bebê de 10 meses foi atendido, recebeu cuidados médicos e não corre risco de morrer. Já o menina de 10 anos está intubada na sala de reanimação.
O acidente

As crianças foram resgatadas após o carro em que a família viajava cair no Canal da Integração por volta de 8 horas deste sábado (25) na CE-138, na localidade de Lagedo, a 50 quilômetros da sede de Morada Nova, na estrada que liga a cidade à BR-116. Os pais morreram no acidente. A família seguia de Fortaleza para o distrito de São João do Aruaru, em Morada Nova. O condutor perdeu o controle do veículo, um Fiat Uno, pegou uma estrada paralela e o carro caiu no canal. As crianças foram retiradas do carro por homens que passavam pelo local, segundo as primeiras informações repasssadas pela delegacia de Morada Nova. Uma ambulância do Samu foi acionada.

Do G1 CE


Os cabos Eduardo Rodrigues Brito, de 40 anos, Thiago Bezerra, de 32 anos e o soldado Felipe Vasconcelos Cordeiro, de 28 anos, estavam em um carro particular a caminho do quartel de Limoeiro do Norte quando visualizaram uma aglomeração de pessoas na ponte do canal da integração, em Morada Nova. Os três heróis anônimos resgataram um bebê e um menino de 10 anos que estavam no veículo submerso.

Um casal morreu e dois filhos saíram feridos durante o acidente que ocorreu na localidade de Lajedo, em São João de Aruaru, Morada Nova. O caso aconteceu neste sábado, 25. 

Os militares concederam entrevista ao O POVO Online e comentaram sobre os poucos minutos que tiveram para socorrer as vítimas. O grupo estava no veículo particular do soldado Cordeiro, que dava carona aos cabos. Poucas horas depois do salvamento repentino, Cordeiro já estava trabalhando como guarda-vidas na barragem de Tabuleiro.

 "Não sei há quanto tempo o carro estava submerso, mas a sensação é gratificante. Foi triste porque não conseguimos salvar as quatro vítimas, mas as duas crianças foi gratificante ver com vida. O cabo Thiago Bezerra e o Brito são pais, a gente viu que eles estavam emocionados", relata.

 O cabo Brito explicou que os três bombeiros são de Fortaleza e trabalham em Limoeiro do Norte. "A gente ainda ia entrar de serviço. A gente não estava fardado ou com equipamentos, mas prestamos socorro e resgatamos duas crianças e dois adultos, as crianças estavam em coma, haviam ingerido bastante água. Fizemos ressuscitação em todos, mas os adultos não conseguimos", afirma.



Brito explica que como a área não possui sinal de telefonia móvel, os bombeiros usaram o carro particular para transportar as crianças até o hospital de Morada Nova. A criança de 10 anos era a que estava em pior situação. Depois que a Polícia Rodoviária Estadual chegou ao local, os bombeiros voltaram ao hospital e receberam a informação que as crianças seriam transferidas ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

"A gente não mede esforços, faz parte do nosso ofício. Vidas alheias e riquezas a salvar é o lema do Corpo de Bombeiros. A gente vê como é importante, mesmo as dificuldades", ressalta. As duas crianças estavam no banco de trás, a de 10 meses de idade no bebê conforto e menino no banco normal.

 A guarnição mais próxima do local do acidente ficava a 100 quilômetros do local e, se não fosse o trabalho dos três bombeiros, a tragédia seria ainda maior. Para o cabo Thiago Bezerra, a paternidade fez com que a emoção tomasse de conta dele. "Tenho dois filhos de idades semelhantes, tenho um de 10 e uma bebê de dois anos, então, a gente lembra muito dos filhos", ressalta.

  Thiago explica que, quando o grupo viu o carro, imaginou que fosse um achado de cadáver. Quando se aproximou, ele foi avisado pelos moradores que "havia gente ali”. Foi o bastante para que o cabo e os outros dois militares enfrentassem a correnteza e começassem o trabalho de resgate.

Moradores e enfermeiro
O cabo Thiago explica que os moradores amarraram o carro para evitar que a correnteza levasse o veículo embora e que a ação facilitou o trabalho dos bombeiros. Um enfermeiro que passava pelo local também ajudou e fez os procedimentos de socorro nas crianças.


O POVO - JÉSSIKA SISNANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário