segunda-feira, 26 de junho de 2017

CEARÁ TEM 33 MORTES POR CHIKUNGUNYA NESTE ANO E MAIS CASOS CONFIRMADOS QUE O TOTAL DE 2016


Ceará tem 1,5 mil casos de doenças arboviroses para cada 100 mil habitantes, cinco vezes mais que o nível considerado epidêmico.

A Epidemia de febre chikungunya no Ceará segue com números crescentes. Até esta sexta-feira (23), o Ceará já tem 38 mil casos de chikunguya, mais que o total de todo o ano de 2016, quando foram confirmados 31.482 casos da doença, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde.

Dos casos confirmados, 67,3% (26 mil) concentraram-se em pessoas de idade entre 20 e 59 anos. De acordo com a Secretaria da Saúde, a doença é mais comum entre as mulheres em todas as faixas etárias.

O número de mortes também aumentou: são 33 óbitos em consequência da chikungunya ocorridos no Ceará neste ano, sete a mais que há duas semanas. Em relação à dengue, são oito mortes por causa da doença.

Nível epidêmico

A incidência das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypt (dengue, chikungunya e zika) é cinco vezes maior que o nível considerado epidêmico. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível da doença é epidêmico em uma região quando há 300 ou mais casos confirmados a cada 100 mil habitantes. No Ceará, a proporação atual é de 1.534 para cada 100 mil habitantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário