sexta-feira, 2 de junho de 2017

QUADRA CHUVOSA NÃO MUDA SITUAÇÃO DOS AÇUDES NO CE

Sobral. Encerrado nessa quarta-feira (31), o mês de maio se despede levando com ele as chuvas que tanto &zeram a alegria do cearense, recebidas em maior ou menor intensidade nos 184 municípios, que amargaram, nos últimos cinco anos, um longo período de precipitações abaixo da média, comprometendo a oferta hídrica do Estado.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), levando em consideração o período da quadra chuvosa, de fevereiro a maio, os números se mantiveram abaixo da média, com 553,8mm para o quadrimestre; o que representa queda de 7,8% em relação à média histórica do Estado, que é de 600,7mm.

Apesar disso, se há relatos que o inverno não apenas mudou a paisagem, recobrindo os campos e roçados de verde, mas renovou também a esperança no cultivo das culturas características do Estado, o mesmo não ocorreu com os 153 açudes que abastecem o Ceará, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que, em sua maioria, não obtiveram o êxito esperado, em suas recargas. Juntos, eles somam 18,64 bilhões de metros cúbicos de capacidade mas, o volume atual, chega a apenas 2,35 bilhões de metros cúbicos, ou seja, volume total de 12,61%.


DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário