quinta-feira, 22 de junho de 2017

VACINA CONTRA HPV ESTÁ DISPONÍVEL PARA ADOLESCENTES DO SEXO MASCULINO NO CEARÁ


Os adolescentes de 11 a 14 anos podem se vacinar nos postos de saúde.

O calendário Nacional de Vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) em 2017 trouxe novidade a partir deste mês de junho: pela primeira vez, a vacina está disponível para o sexo masculino. No Ceará, os adolescentes de 11 a 14 anos podem se vacinar em qualquer unidade da rede estadual de saúde.

Além de proteger das infecções causadas pelo papiloma vírus humano, a medida voltada aos meninos tem o objetivo de contribuir para o aumento da proteção das meninas. A ação tem o objetivo de impactar, nas próximas décadas, o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos. Os jovens que recebem a vacinação aos 14 anos deverão tomar a segunda dose cumprindo o intervalo mínimo de seis meses e, no máximo, 12 meses.

Coordenadora de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Ana Vilma Leite Braga detalha que é preciso destacar a importância de a população masculina aderir à campanha contra o HPV nos municípios cearenses, através de mobilização nos bairros e maior divulgação das informações de prevenção.

"Em 2014 foi a introdução para as meninas e agora, em 2017, é a vez dos meninos. Todos os adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e tomar a vacina. A vacinação vai proteger contra o câncer de colo de útero para as meninas, como também as verrugas genitais, câncer de orofaringe, câncer de vulva e vagina, e nos meninos vai prevenir contra o câncer de ânus, de pênis, de boca e de orofaringe", explica.

Ampliação da vacina

A ampliação da faixa etária da vacina HPV quadrivalente para meninos foi ampliada pelo Ministério da Saúde para 2017. O imunizante é distribuído gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações para meninas de 9 a 14 anos desde 2014. A vacina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário