quinta-feira, 20 de julho de 2017

PREFEITO, PRIMEIRA-DAMA E SECRETÁRIOS DE RERIUTABA SÃO AFASTADOS POR FRAUDES



A Justiça ainda mandou bloquear mais de R$ 1,7 milhão de Osvaldo Neto, Gizelli Lopes e outros envolvidos
A Justiça determinou que o prefeito de Reriutaba, Osvaldo Neto (PDT), a primeira-dama, Gizelli Lopes e Silva, alguns secretários e servidores do município fossem afastados dos cargos que ocupam por fraude em contratos de emergência. A decisão foi cumprida nessa quarta-feira (19) e ainda englobou o bloqueio de mais de R$ 1,7 milhão dos envolvidos.

Foram afastados os secretários Gizelli Lopes e Silva, Antônia Célia Lemos Alves, Francisco Wellington Pinto, Daniel Memória, Glaydson Gomes, bem como os servidores José Vilemar e Jardel Soares, tendo ainda sido bloqueados automóveis, imóveis e quantias de dinheiro pertencentes a todos os demandados, incluindo o prefeito Osvaldo Neto.

Se condenados, eles sofrerão perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou deste receber benefícios. A secretária de Assistência Social Gizelli Lopes e Silva (primeira-dama) também foi afastada por estar configurada a prática ilícita de nepotismo, sendo esposa do prefeito e não possuindo qualificação específica para o cargo que ocupa.

Entenda


A decisão foi proferida pelo juiz titular da Comarca de Reriutaba, Raynes Viana de Vasconcelos, em três ações de improbidade ajuizadas pelo promotor Ítalo de Souza Braga, em parceria com grupo especial de trabalho formado por membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Nas ações, o MPCE sustenta que o prefeito Osvaldo Neto, desde a fase de transição de governo, deixou de adotar medidas essenciais, dando causa a uma situação emergencial e calamitosa nos serviços de coleta de lixo e no fornecimento de medicamentos em Reriutaba. Com a edição do decreto emergencial, o prefeito realizou processos de dispensa de licitação repletos de irregularidades. Com maior gravidade, apurou-se que, em relação a contratos de assessoria de contabilidade, nem mesmo existia a emergência declarada pelo prefeito, eis que o município já contava com servidores para a execução contábil.

Em relação aos contratos de coleta de lixo e fornecimento de medicamentos, o MPCE também ofereceu denúncia criminal contra os secretários, servidores e empresários pelos mesmos fatos, imputando-lhes a prática dos crimes de dispensa licitatória ilegal e peculato, com penas máximas, respectivamente, de 5 e 12 anos de reclusão.


Com informações da Assessoria de Imprensa do MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário