quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CAPITAL E OUTROS MUNICÍPIOS TERÃO SINAL ANALÓGICO DESLIGADO; CONFIRA AS VANTAGENS DA TV DIGITAL



Hoje Fortaleza, região metropolitana e outras cidades cearenses terão o sinal analógico desligado. Nesse dia 27 de setembro, as pessoas que não estiverem com os televisores prontos para receber o sinal digital não conseguirão mais acompanhar a programação. Nas regiões do Cariri e Sobral, algumas emissoras locais ainda não fizeram a transição para o sinal digital. Por isso, segundo a Acert, Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, o desligamento foi adiado para fevereiro de 2018.

A TV O POVO continuará sendo transmitida normalmente na TV fechada, tanto na NET (canal 24) como na Multiplay (canal 23). Na TV aberta, o canal será o 48.1 e estará no ar nos próximos dias, assim que a instalação dos novos equipamentos digitais for concluída.

Para ter acesso à TV Digital as pessoas poderão se valer de algumas opções. Uma TV moderna, com conversor digital embutido deverá garantir todos os recursos do novo sistema de transmissão. TVs mais antigas como as de tubo e as de tela plana fabricadas até 2010, não costumam ter um conversor digital embutido.

Neste caso, é preciso adquiri-lo e ligar no televisor e na antena (a adequada para o sinal digital é a UHF). A antena é necessária para receber a transmissão do sinal digital, seja com uma TV mais recente ou não. Qualquer dúvida sobre o sinal digital ou a instalação pode ser resolvida ao falar com o Seja Digital, organização não-governamental e sem fins lucrativos, ligando gratuitamente para o número 147.

O SINAL DIGITAL TRAZ DIVERSAS VANTAGENS PARA A TRANSMISSÃO, DENTRE ELES:

Imagens mais claras

A transmissão em alta resolução possibilita uma imagem com pixels menores e por isso mais rica em detalhes, em TVs modernas que possuem imagem em HD. Para além disso, características como cor e contraste também são melhorados.

Sem ruídos e interferências

Comparado ao sinal analógico, o sinal digital mantém a mesma nitidez de imagem e áudio. Isso quer dizer que chuviscos, fantasmas e outros ruídos de transmissão não ocorrem como no caso do sinal analógico.

Som de melhor qualidade

As TVs com transmissão analógica reproduziam o áudio apenas em sistemas de um canal (mono) ou dois (estéreo). Na TV digital até seis canais (Dolby Digital) poderão ser usados. Assim, haverá um som mais limpo, que pode envolver todo o ambiente e melhor direcionado.

Dispositivos móveis

Assistir TV com um sinal mais consistente e com melhor qualidade de imagem também será mais fácil em celulares, tablets e outros dispositivos móveis com essa funcionalidade de receber o sinal da transmissão digital.

Interatividade na TV

Com os televisores mais modernos será possível interagir com a programação da TV de diversas maneiras. Desde ver conteúdos extras - como fotos e vídeos de bastidores, programação e resumos e guias de programas - até interações mais diretas com os programas, como no caso de votações, comentários e pesquisas.

Melhor recepção do 4G

A internet móvel, banda larga e outros serviços que se utilizam de radiodifusão terá a recepção melhorada a partir do momento que o sinal analógico for desligado. O que ocorre é que a faixa de transmissão dos 700 mega-hertz já era ocupada pelo sinal analógico, uma vez que a faixa estiver liberada, o 4G poderá utilizar isso sem interferências. A vantagem desse espectro é que ele permite um maior alcance, por isso serão mais raros os casos de falta de sinal lentidão por má recepção.

A população de baixa renda e que esteja cadastrada nos Programas Sociais do Governo Federal pode receber kits gratuitos com antena e conversor digital.

Para isso é preciso entrar em contato com o Seja Digital. Para descobrir se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento para o recebimento do kit já está liberado em sua região, o interessado precisa acessar o site do Seja Digital ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

A lista completa com as cidades que terão o sinal analógico desligado nesta quarta-feira, 27, segue abaixo:

Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.


Por: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário