quinta-feira, 28 de setembro de 2017

CEARÁ JÁ REGISTRA QUASE 250 MIL CASOS DE DOENÇAS DIARREICAS EM 2017



O número de casos confirmados da Doença Diarreica Aguda (DDA) no Ceará segue crescendo ininterruptamente. Para se ter uma ideia, somente até este mês de setembro, 249.853 notificações positivas da patologia já foram computadas pela Secretaria da Saúde do Estado, segundo o mais recente boletim divulgado pela pasta, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde. A situação deste ano é tão preocupante que, se manter o ritmo, ultrapassará a quantidade total de casos de 2016, que foi de 301.552 ocorrências.

Ainda no acumulado deste ano, o Ceará já registra uma média de 964 casos de DDA por dia, com um total de 17 surtos da doença. No ano passado, a média foi de 837 confirmações diárias, tendo 2016 fechado com 58 surtos. Somente em Fortaleza, até este mês de setembro, 28.179 registros da doença já foram confirmados. Maracanaú (12.179) e Caucaia (8.678) completam o pódio.

A DDA é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração de dois a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.


Por: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário