quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CEARÁ ULTRAPASSA MARCA DOS MIL TRANSPLANTES REALIZADOS EM 2017


O Ceará ultrapassou a marca dos mil transplantes no ano e chegou ao Dia Nacional de Doações de Órgãos, nesta quarta-feira (27), com um total de 1.098 procedimentos realizados. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram realizados 161 transplantes de rim, um de rim/pâncreas, 21 de coração, 143 de fígado, 3 de pulmão, 62 de medula óssea (42 autólogos e 20 alogênicos), 705 de córnea, um de esclera e um de valva cardíaca.

Como em 2016, a marca dos mil transplantes foi alcançada em agosto. De janeiro a agosto do ano passado, houve 1.153 transplantes no Ceará. Em relação ao ano de 2016, até o mês de agosto, este ano o Ceará realizou mais transplantes de fígado e o mesmo número de transplantes de pulmão e de medula óssea, embora o maior número de transplantes alogênicos em 2017.

Em igual período de 2017, foram realizados 1.012 transplantes no estado. A Sesa disse que a queda no ritmo dos transplantes em 2017 é justificada porque o Ceará zerou a fila de espera de transplantes de córnea, depois de 34 anos realizando esse procedimento, iniciado em 1982. Na diferença de 141 transplantes a menos este ano, até agosto, 101 são de transplantes de córnea.

“Fila zero” de córnea é uma meta estabelecida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e indica a situação em que o paciente que precisa de um transplante não necessita esperar pelo tecido porque ele já está disponível para a cirurgia. Na segunda-feira (25), a lista de espera para esse tipo de transplante contava apenas sete pacientes ativos.

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, de acordo com informações da Sesa.

O Ceará conta atualmente com 52 hospitais notificantes e 18 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs). Para ser um doador não precisa deixar mais nada por escrito. Basta avisar a sua família sobre a vontade de doar e ajudar a salvar vidas.

Por: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário