quarta-feira, 18 de outubro de 2017

55 MUNICÍPIOS DO CEARÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR SECA OU ESTIAGEM: MUNICÍPIO DE CATARINA ESTÁ RELACIONADO.

Depois de cinco meses com áreas livres de seca no Estado, a estiagem voltou a avançar sobre todo o território cearense. Divulgados na tarde de ontem (17), os dados do Monitor das Secas da Agência Nacional das Águas (ANA) referentes ao mês de setembro revelaram que 99,98% do Ceará apresenta regiões de seca, desde o nível mais leve (seca fraca) até o grau mais elevado (seca excepcional).

Em relação a agosto, houve intensificação de quase todos os tipos de estiagem. A seca excepcional, que no mês passado atingia 5,28% do Estado, passou a atingir 10,61%. O percentual do território afetado apenas por seca extrema, segundo nível mais alto da escala da ANA, subiu de 14,33% para 23,05%. A área afetada só pela seca moderada também registrou aumento, indo de 11,05% para 15,48%. O mesmo aconteceu com a área somente de seca fraca, que passou de 27,22% do Estado a 32,77%. A única categoria que apresentou redução foi a seca grave, que estava em 22,24% do território e agora está em 18,07%.

A principal mudança ocorreu na região Norte do Ceará, que até mês passado encontrava-se sem seca e passou a ser área de seca fraca. Segundo o meteorologista David Ferran, da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o agravamento da estiagem deve-se à queda dos índices pluviais no Estado e consequentemente perda da vegetação. Em setembro, conforme informações da Funceme, o Ceará registrou média de apenas 3,8 mm de chuvas. De acordo com o monitoramento da ANA, os impactos sociais, ambientais e econômicos da estiagem devem ser de curto prazo (quatro meses ou menos) na região Norte, e de curto a longo prazo (mais de 12 meses) no restante do Estado.

"Vemos que, em todas as regiões, ocorreu um aumento gradativo do grau de seca e a tendência é esse grau aumentar ainda mais pela ausência de chuvas. Regiões que estão com seca fraca tendem a ficar com seca moderada, as com seca moderada tendem a ficar com seca grave, e assim por diante", diz Ferran.

Apesar de desanimador, o meteorologista destaca que o cenário deste ano pode ser considerado melhor que o do igual período de 2016. "A situação está bem menos grave. Em setembro de 2016, todo o Estado estava com seca moderada a seca excepcional. Como, no litoral, as chuvas foram normais nesse ano, deu para o Estado se recuperar razoavelmente bem", observa. O quadro atual, no entanto, torna-se mais preocupante diante das baixas expectativas de precipitações para os próximos meses. Até o fim do ano, conforme David Ferran, as chuvas no Ceará devem ser pontuais e não devem ter reflexos significativos na redução da estiagem. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, as médias históricas observadas pela Funceme são de apenas 3,9 mm, 5,8 mm e 31,6 mm, respectivamente.

A escassez de chuvas deve piorar ainda mais a situação dos municípios cearenses, em especial os do Interior do Estado, principais afetados por anos consecutivos de estiagem. De acordo com dados do Ministério da Integração Nacional, atualmente, 55 localidades se encontram em estado de emergência por seca ou estiagem. A lista inclui municípios do Interior; cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Eusébio e Maracanaú; e até a Capital, cujo reconhecimento da situação de emergência deve vigorar até janeiro de 2018.

Seca fraca

Entrando ou saindo de seca, com plantio, culturas e pastagem reduzidos e déficit hídrico Seca moderada Danos a culturas/ pastagens e reservatórios; falta de água em desenvolvimento ou iminentes.

Seca grave

Perda de cultura ou pastagens prováveis, escassez de água comum.

Seca extrema

Grande perda de cultura/pastagem, escassez de água generalizada.
Seca excepcional

Perda de cultura/pastagem generalizada; escassez de água nos reservatórios e poços, criando situações de emergência.
Por - Vanessa Madeira /
  

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário