quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MISSIONÁRIO CEARENSE QUE CONTRAIU DOENÇA NA ÁFRICA VOLTA AO CE E PEDE NAMORADA EM CASAMENTO



Está internado no Hospital São José em Fortaleza, o missionário cearense Alex Santos, 20 anos, que contraiu febre tifoide, durante trabalho voluntário na Guiné-Bissau, na África. O missionário cearense desembarcou na capital cearense na noite de domingo (22) e ainda no aeroporto pediu a namorada em casamento (veja no vídeo acima).

Alex Santos está internado na enfermaria do Hospital São José, em Fortaleza, e está em recuperação, de acordo com a unidade. Ele contraiu febre tifoide e teve grave hemorragia no país africano, mas teve melhora e recebeu autorização de retornar ao Brasil para concluir o tratamento.

O estado de Alex se agravou porque, além da febre tifoide, ele apresentou uma hemorragia digestiva e no local onde ele se encontra não havia hospitais estruturados para o tratamento. A enfermidade é endêmica nos locais em que as condições sanitárias e de higiene inexistem ou são inadequadas.

A família de Alex fez uma campanha nas redes sociais para conseguir dinheiro para que ele voltasse ao Brasil. “Eu queria agradecer a todos os que ajudaram. As pessoas também têm feito fila aqui para doar sangue e estou bem melhor. Queria também agradecer a todos os que oraram pela minha recuperação”, disse Alex no vídeo.

A febre tifoide é uma doença bacteriana com transmissão hídrica, alimentos contaminados ou por contato com pessoas doentes.

Missão humanitária

Estudante de engenharia civil da cidade de Quixadá, Alex dos Santos Oliveira deixou o Brasil para participar de umas missão humanitária no país africano. "Estou muito aflita. Não vejo a hora do meu filho chegar. Não pensamos que iria acontecer isso. Meu objetivo é que desse certo trazê-lo o mais rápido”, disse a mãe, a dona de casa Celma dos Santos, quando o filho ainda estava internado em Bissau, capital do país.

Segundo a namorada do jovem, Sara Vieira, 21 anos, Alex trancou a faculdade em Quixadá, foi para São Paulo trabalhar na construção civil com o pai, mestre de obras, para juntar dinheiro e realizar o sonho de ser missionário na África.

Ele fez a viagem por conta própria e se mantinha com as economias e dinheiro enviado pela família e amigos, contando com o apoio de um colega e de um casal de missionários com quem mora e divide as despesas da casa.

Sarah explica que os médicos que atendem Alex ajudam como podem, mas o hospital não dispõe de estrutura suficiente. "Os médicos são bons, mas o hospital é limitado. Eles não têm, por exemplo, exames de endoscopia, não têm como tratar”, disse.

A febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A doença é transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto, em razão da presença de bacilos eliminados nas fezes e urina humanas dos portadores da doença ativa ou nas fezes dos portadores assintomáticos.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário