terça-feira, 28 de novembro de 2017

LUTO COM MORTE NO TRIATLO



A comunidade do triatlo está de luto com a confirmação da morte de Genílson Lima, 48 anos, que desapareceu durante a participação na prova de natação do Ironman 70.3, no domingo, 26, em Fortaleza. O corpo do triatleta foi encontrado por volta das 17 horas de ontem, no mar da Praia Formosa, próximo ao Marina Park Hotel, no bairro Moura Brasil — local da largada da etapa aquática da competição.

O esportista ficou desaparecido por cerca de 33 horas até o corpo ser localizado por equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM), na última patrulha do dia no mar.

O velório e o enterro do triatleta devem ocorrer hoje, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Horários não foram divulgados. A família aguarda a liberação do corpo pela Perícia Forense do Estado (Pefoce).  

A causa da morte ainda é desconhecida. Familiares do triatleta, que acompanharam as buscas e o resgate, não quiseram falar com O POVO. Genílson deixa esposa e duas filhas. 

CEO da Unlimited, empresa responsável pela organização do Ironman 70.3 em Fortaleza, Carlos Galvão lamentou o falecimento. 

“Nossos pesares e condolências para a família e os amigos do atleta, a quem continuaremos a apoiar durante este momento muito difícil”, declarou. BUSCAS INTENSAS

A localização do corpo do triatleta aconteceu após intenso trabalho de buscas, desde a manhã de domingo. A equipe do Corpo de Bombeiros, com 20 profissionais, utilizava barcos e jet skis na procura. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) auxiliavam com rastreio aéreo. 

As buscas de ontem, iniciadas às 5 horas, seriam encerradas por volta das 18 horas e retomadas no dia seguinte. Faltando uma hora para o fim deste prazo, uma dupla de bombeiros em um jet ski encontrou o corpo e fez o resgate.  

“Ele emergiu na altura da (Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto) Cagece, entre o quartel dos Bombeiros e o início da Praia da Leste. As buscas não tinham encerrado ainda quando encontramos o corpo”, explicou o capitão do CBM, Chailon Fonteles. 

A equipe levou o corpo até a faixa de areia, próximo ao hotel, onde familiares fizeram o reconhecimento. 

Saiba mais

De acordo com a organização do Ironman 70.3 Fortaleza, 26 pessoas não conseguiram completar a prova de natação no tempo estabelecido, sendo que 25 foram tiradas do mar por jet skis de apoio. O chip de identificação de Genílson Lima não disparou na transição para o trecho de ciclismo da prova. Segundo a assessoria de comunicação do evento, os atletas assinam um termo na inscrição se responsabilizando pela boa saúde para cumpri-la. 

No Ironman 70.3, os atletas tiveram pela frente 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A prova em Fortaleza teve largada no Marina Park Hotel, por volta das 6 horas, com o percurso da natação. Na sequência, o ciclismo: pela CE-085, eles faziam uma ida de 45 km e uma volta de 45 km, em trecho entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. Completada a parte da bicicleta, os triatletas faziam a corrida em um circuito pela orla até o Mercado dos Peixes, na avenida Beira Mar, e retornavam ao ponto inicial da prova. 


O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário