quarta-feira, 14 de março de 2018

CAI O NÚMERO DE CIDADES COM ALTA INFESTAÇÃO PELO AEDES AEGYPTI NO CEARÁ



Cem dos 184 municípios cearenses apresentaram baixa infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano, houve redução proporcional de 65,85%, passando de 45 em 2017 para 19 em 2018.

Realizaram o primeiro LIRAa do ano 183 dos 184 municípios cearenses e 54,64% apresentaram baixa infestação, 34,97% média infestação e 10,38% alta infestação.

Pelo LIRAa, estão em situação de risco municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4% dos imóveis. Em situação de alerta estão os municípios com IIP entre 1% e 3,9%, média infestação, e, em situação satisfatória, os municípios com IIP abaixo de 1%.

LIRAa
O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) é um método amostral que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e avaliação dos resultados. Municípios que possuam mais de dois mil imóveis na zona urbana estão aptos a realizar o LIRAa.

A ferramenta permite aos profissionais que atuam no controle vetorial do Aedes aegypti no município, identificar e classificar os principais tipos de depósitos em que os focos do vetor foram encontrados, direcionando assim as ações de controle.

Fumacê
Até sexta-feira (16), a Secretaria da Saúde do Ceará conclui o terceiro ciclo da pulverização tipo fumacê em 31 bairros de Fortaleza. No terceiro ciclo de pulverização serão cobertos 7.086 quarteirões, das 5h às 8h30 e das 16h às 20h.

A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário