segunda-feira, 5 de março de 2018

CHOVE EM 75 CIDADES DO CEARÁ; IBIAPABA E INHAMUNS REGISTRAM MAIORES CHUVAS



Pelo menos 75 cidades do Ceará registraram chuvas, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) relativo ao período entre 7h de domingo (4) e 7h desta segunda-feira (5).

As duas regiões que mais receberam precipitações foram a Região da Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. Na Ibiapaba choveu em 19 cidades, já nos Inhamuns 16.

Na Região da Ibiapaba maior chuva aconteceu em Ubajara com 43,0 milímetros. Já no Sertão dos Inhamuns ocorreu em Santa Quitéria com 31,0 milímetros.

De acordo com a Funceme as chuvas ocorrem devido ''banda de nuvens'' que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão para segunda-feira:

  • Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Ceará. No sul, céu parcialmente nublado.


Previsão para terça-feira:

  • Há possibilidade de chuva na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Previsão para quarta-feira:

  • Nebulosidade variável com possibilidade de chuva no litoral e no sul do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Previsão para março

Março, tradicionalmente o mês mais chuvoso no Ceará, deve ser de chuvas acima da média histórica neste ano, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a expectativa para março é de mais chuvas, já que o mês tende a ser o mais chuvoso do ano, além das condições oceânicas e atmosféricas estarem favorável.

"A média de março é a mais alta da quadra chuvosa que vai até maio do ano. Normalmente março tende a ser um mês chuvoso. As condições oceânicas e atmosféricas do momento indicam que possivelmente deveríamos ter um março normal e acima da média. Pelo menos na próxima semana o início de março temos tendência de boas chuvas em todo o estado do Ceará."

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário