sexta-feira, 2 de março de 2018

CORREIOS AFIRMA QUE MATERIAL RADIOATIVO FOI RETIRADO DE LOCAL DO INCÊNDIO



O Correios esclareceu, nesta quinta-feira (1º), através de uma nota, que o equipamento de detecção e identificação de encomendas, que possui fonte radioativa de níquel 63 “de baixa atividade e nenhum risco de contaminação”, já foi retirado do Centro de Triagem de Cartas e Encomendas (CTCE Fortaleza), alvo de incêndio no último dia 13.

Inicialmente, o Correios afirma ter isolado a área e informado à CNEN sobre o ocorrido. A Comissão enviou uma equipe de técnicos ao local para analisar a situação e retirar o material. O equipamento era utilizado para encontrar conteúdos proibidos e ilícitos. A empresa afirma ainda que segue aguardando a conclusão da perícia feita pela Polícia Federal para identificar as causas do acidente e, em paralelo, realiza o levantamento da carga postal atingida.

A Polícia Civil investiga se o incêndio foi causado por facções criminosas para destruir o equipamento, que poderia encontrar materiais ilícitos traficados.


Confira na íntegra:

Os Correios esclarecem que o Centro de Triagem de Cartas e Encomendas (CTCE Fortaleza), onde ocorreu o incidente no dia 13/2, possuía um equipamento de detecção e identificação de encomendas, utilizado para encontrar objetos com conteúdos proibidos e ilícitos. Este aparelho possui uma fonte radioativa de níquel 63, de baixa atividade e nenhum risco de contaminação.

Após o incêndio, a empresa adotou as providências necessárias, como o isolamento da área em que se localizava o equipamento. Também foi realizado contato direto com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Após o informe da situação à autarquia federal, foi realizada, no dia 14/2, a visita de técnicos da CNEN às instalações da empresa para monitorar a radiação, avaliar as condições de risco da unidade e confirmar a localização da referida fonte.

Após a visita técnica, o equipamento foi retirado do local pela equipe da CNEN. Os procedimentos foram realizados segundo os protocolos de emergência radiológica da Comissão, visando à segurança de todos os envolvidos e também da vizinhança no entorno do prédio.

A empresa ainda aguarda a conclusão da perícia feita pela Polícia Federal para identificar as causas do incêndio e em paralelo está realizando o levantamento da carga postal atingida. Em relação à origem das chamas que atingiram o CTCE Fortaleza, os Correios reiteram que é prematuro especular quais foram as possíveis causas. Somente o resultado das investigações poderá trazer as respostas.


cearanews7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário