segunda-feira, 26 de março de 2018

MORRE A CEARENSE ANA FONSECA, CRIADORA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Morreu neste domingo (25) a professora e pesquisadora cearense Ana Fonsenca, uma das responsáveis pela criação dos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. Com formação em História, Ana Fonseca atuava como pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (Unicamp) desde 1987.

A pesquisadora foi secretária-executiva no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o governo Lula (2003-2011), quando implantou o programa Bolsa Família. Em 2011, já como Secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, trabalhou na concepção e implantação do plano Brasil Sem Miséria.

O Governo do Estado do Ceará publicou nota lamentando o falecimento da professora e afirmando que Ana Fonseca "dedicou sua vida ao combate à desigualdade social, talvez o principal desafio posto aos homens e mulheres que buscam construir uma nação justa".

Através do Twitter, a ex-presidente Dilma Rousseff lembrou que a professora participou de lutas na época da ditadura e era "internacionalmente respeitada por suas propostas de políticas sociais de combate à pobreza".

O ex-presidente Lula também se manifestou sobre o falecimento da cearense. No Twitter, o ex-presidente descreveu Ana Fonseca como "mulher acadêmica nascida no Nordeste que ajudou a criar o maior programa de transferência de renda do planeta, o Bolsa Família".

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário