quinta-feira, 8 de março de 2018

ORÓS: SECRETARIA DA JUSTIÇA SUSPENDE VISITAS DE FAMILIARES A DETENTOS EM 10 PRISÕES DO CEARÁ



A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) decidiu suspender as visitas sociais e íntimas em dez prisões da região Centro-Sul do estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) e terá validade de 30 dias, contando a partir desta quarta-feira (7).

A medida será aplicada nas cadeias públicas de Acopiara, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós e Várzea Alegre. Ela passa a valer no dia em que dois presos foram mortos e outros onze ficaram feridos em confronto entre detentos de facções criminosas rivais ocorrido na cadeia pública de Pentecoste.

Dentre as justificativas utilizadas pela Sejus para cortar as visitas de familiares aos detentos está a possibilidade de troca de mensagens entre os detentos e os membros de grupos criminosos fora da cadeia, que é facilitada por meio visitas.

Além disso, também são apontadas como motivo para a medida as ameaças a servidores penitenciários postadas na internet. Outros pontos considerados são a carência atual de agentes penitenciários para a garantia da segurança nas prisões e a falta de infraestrutura física nas unidades prisionais. A Sejus disse ainda que aguarda a posse de agentes penitenciários selecionados em concurso público realizado no início de 2018 pelo estado, bem como a conclusão de projetos e obras de reforma e restauração das prisões.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário