quinta-feira, 3 de maio de 2018

Alunos sofrem intoxicação por cloro em piscina de escola federal em Fortaleza



Um grupo de alunos sofreu intoxicação por cloro quando participava de uma aula de natação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Fortaleza na tarde desta quarta-feira (2).

Segundo um policial informou ao G1, os estudantes passaram mal devido à intoxicação e "aparentemente sofreram queimaduras". Cinco foram mais atingidos e foram levados ao hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Duas pessoas foram a levadas a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outras duas a clínicas particulares.

"Como a exposição foi mais respiratória, os pacientes apresentaram sintomas de falta de ar e tosse. A pessoa que ficou mais próxima é que teve um problema maior nos olhos, ele teve reação ocular mais intensa", explicou o farmacêutico Tiago Moura, do IJF, que ajudou no atendimento aos alunos.

"A intoxicação pelo cloro tem uma irritação nas vias aéreas, então basicamente o paciente vai apresentar tosse, desconforto respiratório. Uma vez que ele recebe o aerossol, um corticoide... ele já melhora e é liberado em seguida", explicou Moura.

Alunos passam bem

Dois alunos foram identificados como Ana Karolina Alves, de 20 anos, e Valdenilson Pereira, 15 anos. Eles chegaram a ficar com estado grave de saúde, mas passam bem após atendimento médico no Instituto Doutor José Frota. Outros dois estudantes receberam alta e um segue na unidade, afirmou o IFCE, em nota (lei a íntegra abaixo).

Ainda conforme o policial, os estudantes estão conscientes e orientados. Mais cedo, eles relataram terem passado mal.

Conforme o IFCE, duas garotas e seis garotos, além de um funcionário que manipulava o cloro, foram atingidos pela intoxicação. Os estudantes são adolescentes com idade entre 15 e 22 anos.


Baldes com cloro

Ainda segundo o IFCE, havia baldes com cloro no entorno da piscina; quando os alunos mergulharam no local, a água respingou nos baldes, o que ocasionou uma reação química que gerou muita fumaça. A fumaça, de acordo com o IFCE, intoxicou as pessoas que estavam no entorno.

O IFCE informou ao G1 que servidores do Centro de Atendimento Médico do IFCE, que fica em frente à piscina da escola, realizaram "prontamente" os primeiros socorros. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram levadas ao local para levar os alunos mais atingidos ao hospital.

A intoxicação nas vias respiratórias causa sensação de queimação na garganta e nariz, lacrimejamento forte, tosse e irritação.


Nota do IFCE

A diretoria geral do campus de Fortaleza do IFCE informa que, apesar do incidente ocorrido na tarde desta quarta-feira, quando oito alunos e um funcionário terceirizado tiveram intoxicação leve por resultado de mistura de água e cloro em alta concentração, as aulas na instituição continuam ocorrendo normalmente.

De acordo com o diretor geral da instituição, Eduardo Bastos, o fato ocorreu por voltas 16h30min, quando um funcionário terceirizado retirava baldes com cloro utilizados na manutenção da água da piscina. Na manipulação do cloro, houve uma reação química que gerou uma nuvem de fumaça.

A fumaça foi inalada por alunos que utilizavam a raia um durante a aula de natação. Eles foram prontamente atendidos pela equipe da Coordenadoria do Serviço de Saúde da unidade, que confirmou não ter havido comprometimento maior da saúde dos alunos e do funcionário.


Foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os estudantes sem plano de saúde foram encaminhamos ao Instituto Dr. José Frota e, os que tinham plano, a hospitais particulares da capital, conforme protocolo da instituição. Foram intoxicados - em nível leve, 8 alunos (dois do sexo feminino e 6 masculino) e um funcionário terceirizado, da empresa Missão - responsável pela manutenção técnica do campus.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário