segunda-feira, 30 de julho de 2018

Fortaleza tem terceiro dia seguido de ataques a ônibus e prédios públicos


Criminosos incendiaram ônibus e atacaram prédios públicos em Fortaleza neste domingo (29), no terceiro dia seguido de uma onda de violência na capital cearense. Em Caucaia, um ônibus intermunicipal foi alvo de dezenas de tiros; em seguida, foi arremessado um coquetel molotov no veículo, mas o fogo não se alastrou.. Houve disparos também contra o prédio de um posto da Secretaria da Fazenda. Não há relatos de pessoas feridas.

Os ataques a ônibus e prédios públicos ocorridos em Fortaleza e Região Metropolitana desde sexta-feira (27) aconteceram em represália às mortes de três criminosos em troca de tiros contra a Polícia Militar, ocorridas no município de Amontada na quinta-feira (26). A declaração foi feita pelo secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, em coletiva realizada neste domingo.

O gestor da pasta classificou ainda os atos de vandalismo como atitudes covardes que prejudicam a população mais pobre, que precisa do transporte público. "Quem usa os transportes públicos são as pessoas que moram em periferias, principalmente. São atitudes covardes, mas é difícil você evitar todo e qualquer ataque, nós temos milhares de ônibus circulando diariamente em Fortaleza e na Região Metropolitana, mas a gente se empenha".
Presos em flagrante
Três homens foram presos por em flagrante por relação com os atos de vandalismo em Fortaleza. Outras sete pessoas foram capturadas, mas liberadas posteriormente por falta de provas para que fossem mantidas as prisões.

Um dos presos é suspeito de ser um dos articuladores das ocorrências registradas na Capital e Região Metropolitana foi preso: Gean Patrick Aguiar Lima, de 19 anos, com passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa, foi capturado com um galão de gasolina no Bairro Vila Ellery, em Fortaleza.

Em um primeiro momento, dois investigados por envolvimento nas ocorrências foram presos. Pedro Henrique Mesquita de Sousa, de 27 anos, foi localizado em sua residência, no bairro Cristo Redentor. Com passagens pela Polícia por tráfico de drogas, Pedro Henrique estava no regime semi-aberto e, em sua casa, foi apreendida uma arma de fogo calibre 12 de fabricação artesanal.

Já o segundo, Oderison dos Anjos Oliveira, de 19 anos, foi preso quando infringia o perímetro permitido pelo uso de tornozeleira eletrônica, no bairro Sapiranga. Oderison já responde criminalmente roubo.

Ações

As Polícias Civil e Militar estão com diligências em andamento, com o objetivo de capturar os responsáveis da tentativa de incêndio criminoso contra um rabecão da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Conforme apurações, indivíduos arremessaram um artefato caseiro - tipo coquetel molotov - no estacionamento lateral da sede da Pefoce, no bairro Moura Brasil. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados, e a situação foi controlada. Ninguém ficou ferido.

Ainda no sábado, duas tentativas de incêndio em ônibus também foram registradas na cidade de Itaitinga e no Centro de Fortaleza. Nos dois casos, as chamas foram debeladas e não causaram avarias nos equipamentos. Tiros foram disparados contra a Delegacia de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ninguém ficou ferido nas ocorrências.

Outros ataques
Onze ônibus destruídos em Fortaleza
Um ônibus destruído em Horizonte, na Grande Fortaleza
Uma agência bancária incendiada na Avenida Washington Soares
Ataques ao transporte público nos bairros de Fortaleza Álvaro Weyne e Jacarecanga; as chamas foram controladas antes que destruíssem os veículos
Disparos de arma de fogo na agência dos Correios no Bairro Jacarecanga; no prédio do Detran do Bairro São Gerardo; e na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, no Bairro Vila União
Coquetéis molotov arremessados na Regional IV, da Prefeitura de Fortaleza, no Bairro Serrinha; o fogo não se alastrou pelo prédio
Coquetel molotov arremessado contra uma agência bancária, no Carlito Pamplona
Mais de 150 motocicletas incendiadas no pátio do Detran em Fortaleza


G1 CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário