quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Campanha contra sarampo e pólio pretende vacinar 500 mil crianças no Ceará




Todas as crianças de um a cinco anos devem se vacinar contra a poliomielite e o sarampo, independentemente da situação vacinal. A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra as duas começa na segunda-feira (6) e segue o dia 31.

No Ceará, 509.183 crianças devem ser vacinadas, conforme o Ministério da Saúde. O dia D de mobilização nacional será sábado (18), quando todos os postos de saude do Ceará estarão abertos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Para atender a esse público, que é mais suscetível às doenças e suas complicações, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas por R$ 160,7 milhões.

O Ceará já recebeu 1.285.070 doses de vacinas, das quais 37.470 da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 636.509 da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 611.100 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Certificado de eliminação do vírus
O Ceará recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo por ter eliminado o ciclo da doença: último caso de sarampo registrado no Ceará foi em 2015.

O estado sofreu surto da doença entre 2013 e 2015. Foram pelo menos 125 casos confirmados no Ceará, a maioria deles, 109, em Fortaleza.

O sarampo é um vírus de fácil transmissão. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com tosse, coriza e febre e pode até levar a complicações neurológicas nas crianças. Todo mundo precisa tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade.

A imunização está dentro da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba).

Entre as complicações estão:


  • Infecção nos ouvidos
  • Diarreia
  • Vômito
  • Hemorragia
  • Alterações neurológicas (convulsões e encefalites)
  • Pneumonia bacteriana secundária
  • Hepatite
Poliomielite
A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal.

O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis. A doença não tem cura, mas pode ser evitada com a vacina.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário